<b>Cuidados paliativos: percepção de familiares cuidadores de pessoas com câncer/ Palliative care: the perception of family caregivers of cancer patients<b>

  • Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho
  • Laís Bezerra da Silva
  • Suzana de Oliveira Mangueira
  • Tássia Campos de Lima e Silva
  • Conceição Hander de Lucena
  • Maria Benegelania Pinto
Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Neoplasias. Percepção. Família.

Resumo

A família tem papel fundamental junto ao paciente no enfrentamento do câncer, sendo uma estrutura para as perdas e limitações que a doença determina. Objetivou-se compreender a percepção de familiares cuidadores de pessoas com câncer em fase terminal sobre cuidados paliativos. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que foi realizado em uma clínica de cuidados paliativos de um hospital referência para o tratamento do câncer com oito familiares de pacientes que estavam internados. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática segundo Bardin. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo apontaram para as categorias: Conceito de cuidados paliativos; Significações dos cuidados paliativos; Desafios diante da terminalidade. A percepção dos familiares cuidadores entrevistados possibilitou a compreensão sobre o binômio família-paciente e a influência que o familiar cuidador exerce no processo de adoecimento e acompanhamento da pessoa em tratamento paliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisas em Doenças Crônicas da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Enfermagem da UFPE. Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.
Laís Bezerra da Silva
Enfermeira. Residente em ortopedia e traumatologia. Especialista em urgência, emergência e UTI. Recife, Pernambuco, Brasil.
Suzana de Oliveira Mangueira
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFPE. Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.
Tássia Campos de Lima e Silva
Enfermeira. Doutora em Patologia. Professora do Departamento de Enfermagem da UFPE. Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.
Conceição Hander de Lucena
Enfermeira do Hospital Agamenom Magalhães. Especialista em Suporte Avançado à Vida. Recife, Pernambuco, Brasil.
Maria Benegelania Pinto
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFPE. Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.
Publicado
2018-07-14
Como Citar
de Andrade Ramalho, M. N., da Silva, L. B., Mangueira, S. de O., Silva, T. C. de L. e, de Lucena, C. H., & Pinto, M. B. (2018). <b>Cuidados paliativos: percepção de familiares cuidadores de pessoas com câncer/ Palliative care: the perception of family caregivers of cancer patients<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.39276
Seção
Artigos originais