<b>Vivências de prazer e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde/ Lives of pleasure and suffering in the work of the Community Health Agent<b>

  • Daiane Broch
  • Lucia Helena Donini Souto
  • Deise Lisboa Riquinho
  • Daiane Dal Pai
Palavras-chave: Condições de trabalho. Saúde do trabalhador. Agentes Comunitários de Saúde. Atenção Primaria à Saúde.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as vivências de prazer e sofrimento no trabalho do agente comunitário de saúde. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e perspectiva teóricada Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida com 25 agentes comunitários de saúde de diferentes equipes de saúde da família, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. As informações coletadas foram submetidas à categorização temática. Foram identificados os temas: relações de trabalho e as vivências de prazer-sofrimento e; sintomas de adoecimento físico e mental. As vivências de prazer estão amparadas nas possibilidades de reconhecimento e o sofrimento na desvalorização, bem como na substituição de atividades junto ao território por atividades administrativas na unidade. Dores físicas e desgaste emocional foram descritas pelos entrevistados, os quais se percebem desamparados frente à complexidade dos problemas que requerem atenção na comunidade. Com base na Psicodinâmica do Trabalho, conclui-se sobre a necessidade de espaços de escuta à demanda por valorização do trabalho do ACS, o que vai ao encontro do resgate aos pressupostos do próprio modelo de atenção e da ação interprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Broch
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Passo Fundo (RS), Brasil.
Lucia Helena Donini Souto
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre (RS), Brasil.
Deise Lisboa Riquinho
Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Ajunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Porto Alegre (RS), Brasil.
Daiane Dal Pai
Enfermeira. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da UFRGS e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre (RS), Brasil.
Publicado
2018-07-12
Como Citar
Broch, D., Donini Souto, L. H., Lisboa Riquinho, D., & Dal Pai, D. (2018). <b>Vivências de prazer e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde/ Lives of pleasure and suffering in the work of the Community Health Agent<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.39287
Seção
Artigos originais