<b>Teoria fundamentada nos dados como referencial metodológico para pesquisas com famílias na enfermagem brasileira/ Grounded theory as a methodological reference for research with families in brazilian nursing<b>

Palavras-chave: Família. Teoria Fundamentada. Enfermagem

Resumo

A Teoria Fundamentada nos Dados extrai experiências dos atores sociais atribuindo-lhes aspectos significativos, permite interligar constructos e potencializar a expansão do conhecimento. Construída com base em dados reais, possibilita estudar processos interacionais familiares e questões emergentes para o desenvolvimento da enfermagem da família. O objetivo do estudo foi identificar e analisar as tendências na construção do conhecimento da enfermagem brasileira acerca dos estudos com famílias, os quais utilizaram teoria fundamentada nos dados como referencial metodológico. Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em teses e dissertações disponíveis nos Catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem. A busca obteve, como resultado, 124 documentos; desses, 30 compuseram o corpus da revisão. Tais estudos abordaram famílias em situações de adoecimento, a discutir sentimentos e dificuldades enfrentadas na situação vivida. Frente às necessidades de adaptações, a família reorganiza-se, redefine valores e estrutura-se para cuidar do familiar doente, visando a manter o equilíbrio. Percebe-se haver uma lacuna quanto a pesquisas embasadas metodologicamente na Teoria Fundamentada nos Dados, realizadas com famílias que vivenciam momentos de adaptações em razão de transições do seu ciclo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseila Sonego Gomes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf/UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Larissa de Carli Coppetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Enfermeira. Mestranda no PPGEnf/UFSM. Santa Maria, RS, Brasil
Angélica Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM, RS.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Gomes, J. S., Girardon-Perlini, N. M. O., Coppetti, L. de C., & Dalmolin, A. (2017). <b>Teoria fundamentada nos dados como referencial metodológico para pesquisas com famílias na enfermagem brasileira/ Grounded theory as a methodological reference for research with families in brazilian nursing<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i4.39467
Seção
Artigos de revisão