<b>Conhecimento do enfermeiro sobre o choque séptico/ Nurses' knowledge on septic shock

  • André Luiz Thomaz de Souza
  • Ana Paula Sementino Amário
  • Débora Lourene Azevedo Covay
  • Luana Moraes Veloso
  • Laura Menezes Silveira
  • Angelita Maria Stabile
Palavras-chave: Choque séptico, Enfermagem, Conhecimento, Prevenção

Resumo

O choque séptico é uma condição clínica decorrente do agravamento da resposta orgânica à sepse, associado à alta mortalidade. A equipe de enfermagem tem sido alvo de estudos sobre identificação precoce dos sinais e sintomas de sepse e choque séptico a fim de modificar estes índices. Objetivou-se identificar o conhecimento dos enfermeiros que atuam em um hospital, acercado choque séptico. Método: estudo descritivo, transversal com tratamento quantitativo dos dados, realizado em um hospital público de grande porte localizado no sul do estado de São Paulo. Um instrumento contendo as variáveis relativas ao choque séptico foi aplicado para o atendimento do objetivo. Quarenta e um enfermeiros responderam ao instrumento, entre os quais mais de 80% conheciam os sinais e sintomas: infecção documentada, febre, elevação da frequência cardíaca. Entre as respostas negativas: 31,7% não sabiam sobre a suspeita de infecção; 26,8% sobre a hiperglicemia; e 34,1% sobre a elevação da saturação de oxigênio no sangue venoso misto. Observaram-se fragilidades no conhecimento dos enfermeiros sobre algumas variáveis relativas ao choque séptico. É necessário encorajar o desenvolvimento de programas de educação destinados à atualização do profissional, visando à melhoria da qualidade da assistência e, consequentemente, nas condições de saúde do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Thomaz de Souza
Doutorando em Enfermagem. Professor na Escola de Enfermagem das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Registro, SP,
Ana Paula Sementino Amário
Graduanda em Enfermagem. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Registro-SP, Brasil.
Débora Lourene Azevedo Covay
Graduanda em Enfermagem. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Registro-SP, Brasil.
Luana Moraes Veloso
Graduanda em Enfermagem. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Registro-SP, Brasil.
Laura Menezes Silveira
Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
Angelita Maria Stabile
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Publicado
2018-07-12
Como Citar
Souza, A. L. T. de, Amário, A. P. S., Covay, D. L. A., Veloso, L. M., Silveira, L. M., & Stabile, A. M. (2018). <b&gt;Conhecimento do enfermeiro sobre o choque séptico/ Nurses’ knowledge on septic shock. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.39895
Seção
Artigos originais