<b>Docentes pesquisadores, investigações de enfermagem e estratégias para translação do conhecimento em hospital universitário / Faculty researchers, nursing research and knowledge translation strategies in university hospital<b>

  • Fernanda Carolina Camargo
  • Marija Antunes
  • Raymann Benzi Andrade
  • Damiana Aparecida Trindade Monteiro
  • Helena Hemiko Iwamoto
  • Gilberto de Araújo Pereira
Palavras-chave: Enfermagem baseada em evidências. Pesquisa em enfermagem. Docentes de enfermagem. Hospital de ensino.

Resumo

Objetivou-se caracterizar docentes pesquisadores, pesquisas de Enfermagem desenvolvidas em hospital universitário e estratégias de translação empreendidas. Estudo exploratório, transversal, quantitativo, por análise de registros secundários de projetos de pesquisas em um hospital e entrevistas semiestruturadas junto aos docentes pesquisadores responsáveis pelos projetos. Dados foram analisados por estatística descritiva e frequências de categorias. Compuseram a análise 76 projetos e 36 entrevistados. Docentes pesquisadores eram enfermeiros (91,6%), doutores e pós-doutores (69,4%), não integravam (22,2%) e não eram líderes (86,1%) de grupos de pesquisa. Projetos mais frequentes abordavam Enfermagem médico-cirúrgica (28,9%) e Gerenciamento (23,7%); eram em maioria levantamentos epidemiológicos (73,7%) sem fomento (81,3%). Todos entrevistados divulgavam suas pesquisas em eventos ou artigos científicos, e não empregavam estratégias para translação do conhecimento. Constatou-se a necessidade de estimular entre os docentes pesquisadores a prática baseada em evidências e disseminar a concepção da translação de pesquisas, visando alcançar melhores soluções para os problemas cotidianos vivenciados no cenário hospitalar de integração ensino-serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Camargo
Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.
Marija Antunes
Graduanda em Enfermagem. UFTM. Uberaba, MG, Brasil.
Raymann Benzi Andrade
Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pela UFTM. Uberaba, MG, Brasil.
Damiana Aparecida Trindade Monteiro
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM.Uberaba, MG, Brasil.
Helena Hemiko Iwamoto

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental, Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e da Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM.Uberaba, MG, Brasil.

Gilberto de Araújo Pereira
Estatístico. Doutor em Estatística. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.
Publicado
2018-08-24
Como Citar
Camargo, F. C., Antunes, M., Andrade, R. B., Monteiro, D. A. T., Iwamoto, H. H., & Pereira, G. de A. (2018). <b>Docentes pesquisadores, investigações de enfermagem e estratégias para translação do conhecimento em hospital universitário / Faculty researchers, nursing research and knowledge translation strategies in university hospital<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.41637
Seção
Artigos originais