Cartilha educativa on line sobre os cuidados com o bebê pré-termo: aceitação dos usuários

  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo
  • Adriana Moraes Leite Universidade de São Paulo
  • Maria Gorete Lucena de Vasconcelos Ministério da Educação
  • Thaila Corrêa Castral Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Alta do paciente, Material didático-institucional, Prematuro, Educação em saúde.

Resumo

Tendo-se em vista a escassez de material didático dirigido aos pais sobre os cuidados com o pré-termo, desenvolveu-se de forma participativa, com a enfermagem e as mães, uma cartilha educativa contendo orientações sobre os cuidados diários e especiais, alimentação, higiene e relacionamento familiar do bebê pré-termo. A cartilha está disponível on-line (www.eerp.usp.br/gesca) e foi amplamente divulgada na mídia. O objetivo foi descrever o processo de divulgação e repercussão da cartilha educativa nos meios de comunicação e identificar as opiniões dos usuários que a solicitaram por e-mail. Das 120 solicitações eletrônicas, participaram do estudo 48 sujeitos (11 mães de pré-termo, 6 pais, 2 tias, 5 estudantes, 4 docentes e 20 profissionais de saúde de 10 estados), que enviaram consentimento livre e esclarecido. Fez-se a análise de conteúdo das opiniões dos usuários. Apreendeu-se que a cartilha teve excelente aceitação, pois atende às necessidades da clientela, ajuda na autoconfiança, supre uma lacuna da literatura e possibilita o retorno do conhecimento produzido para a sociedade. Os usuários apresentaram sugestões para o aprimoramento da cartilha - como a inclusão de conteúdos sobre crescimento e desenvolvimento do pré-termo, recuperação da criança e estado emocional dos pais e ampla distribuição da cartilha. Concluímos que a cartilha constitui instrumento adequado para auxiliar pais, famílias, estudantes e profissionais de saúde nas atividades de educação em saúde e permanente sobre os cuidados para a alta do pré-termo. As sugestões de conteúdo foram incorporadas na 2ª edição da cartilha denominada “Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família”, disponibilizada gratuitamente de forma impressa e on-line.

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Biografia do Autor

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo
possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, enfermagem neonatal, educação em saúde e permanente. Currículo Lattes
Adriana Moraes Leite, Universidade de São Paulo
possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Enfermagem Em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal, recém-nascido, enfermagem, dor e aleitamento materno. Currículo Lattes
Maria Gorete Lucena de Vasconcelos, Ministério da Educação
Possui graduação em Zootecnia (1978) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, graduação em Enfermagem (1989), Licenciatura em Enfermagem (1994), mestrado em Nutrição em Saúde Pública (1999) todos pela Universidade Federal de Pernambuco, título de especialista em Enfermagem Neonatal (2002) pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública (2004) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunto II do curso de graduação em Enfermagem e professora permanente da pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do corpo editorial da Revista de Enfermagem da UFPE (REUOL). Atua como consultora ad-hoc da Revista Mineira de Enfermagem (REME) e Acta Paulista de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem e Nutrição, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal e saúde pública, análise nutricional de população, humanização do cuidado a família, grupos de apoio multidisciplinar, aleitamento materno, recém-nascido de risco e abordagem qualitativa em saúde. Currículo Lattes
Thaila Corrêa Castral, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (EERP - USP) (2000-2004) e Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP - USP (2005-2007). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP- USP, é presidente da Liga de Dor de Ribeirão Preto (LIDORP) e trainee pelo Pain in Child Health (Canadá). Tem pesquisa na área de enfermagem neonatal,com enfoque nas temáticas: dor neonatal, contato pela e pele , cuidado desenvolvimental. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
Fonseca, L. M. M., Leite, A. M., Vasconcelos, M. G. L. de, & Castral, T. C. (2008). Cartilha educativa on line sobre os cuidados com o bebê pré-termo: aceitação dos usuários. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(2), 238-244. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i2.4171
Seção
Relatos de experiência