<b> Os desafios da humanização dentro de unidades de pronto atendimento: a visão dos gestores/ The challenges of humanization within units of ready attendance: the vision of managers<b>

Palavras-chave: Urgência. Emergência. Humanização da Assistência. Gestor de saúde.

Resumo

A Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde tem provocado mudanças no cenário nacional com impactos também na rede de atendimento de urgência e emergência. Objetivou-se identificar os desafios da humanização dentro de Unidades de Pronto Atendimento na visão dos gestores. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada e registro em gravador de voz, com 18 gestores médicos e enfermeiros. Para análise sistemática dos dados utilizou-se a proposta operativa para análise de dados qualitativos. Emergindo as seguintes categorias: a Política Nacional de Humanização nas Unidades de Pronto Atendimento na visão dos gestores; fatores influentes que interferem no processo de humanização; e ações dos gestores na promoção da humanização nas Unidades de Pronto Atendimento. Constatou-se que a política nacional de humanização do SUS não está clara para todos os gestores, os quais indicam como fatores prejudiciais para humanização a elevada demanda de usuários, os fatores pessoais dos profissionais e dos usuários e as condições de serviço ofertadas. Manter-se presente nos serviços de saúde e desenvolver atividades de capacitação e orientação são atitudes positivas na visão dos gestores para o desenvolvimento da humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Emanuelle Holanda Pereira Leite
Assistente Social. Especialização em Gestão em Saúde. Assessora Técnica do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Francisco Ionário Nunes de Sousa
Gestor Hospitalar. Especialização em Gestão em Saúde. Ouvidor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Vanessa Aguiar Ponte
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Redenção, Ceará, Brasil.
Monaliza Ribeiro Mariano
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Instituto de Ciência da Saúde na UNILAB. Redenção, Ceará, Brasil.
Priscilla Mayara Estrela Barbosa
Fonoaudióloga. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Thiago Moura Araújo
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor e Diretor do Instituto de Ciência da Saúde na UNILAB. Redenção, Ceará, Brasil.
Publicado
2018-08-24
Como Citar
Leite, T. E. H. P., Nunes de Sousa, F. I., Ponte, V. A., Mariano, M. R., Barbosa, P. M. E., & Araújo, T. M. (2018). <b> Os desafios da humanização dentro de unidades de pronto atendimento: a visão dos gestores/ The challenges of humanization within units of ready attendance: the vision of managers<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.41866
Seção
Artigos originais