Articulação em rede: o cuidado a usuários de drogas na perspectiva da análise de redes sociais

Palavras-chave: Substâncias psicoativas. Intersetorialidade. Rede. Análise de redes sociais.

Resumo

Objetivo: Estudo quantitativo, descritivo que se propõe a analisar a articulação entre um centro de atenção psicossocial e a rede de saúde intersetorial. Metodologia: A coleta de dados ocorreu de agosto à dezembro de 2017, em um município da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise dos dados foi organizada a partir da utilização do Software Package for the Social Network Analysis - UCINET. O estudo norteia-se pelo referencial metodológico de análise de redes sociais. Resultados: Os resultados apontaram a existência de 37 atores envolvidos no cuidado às pessoas que usam drogas. Foi possível observar diversos setores de justiça e segurança pública que prestavam cuidados diretos ou indiretos aos usuários. Contudo, os resultados indicaram certo distanciamento desses atores no tocante ao desenvolvimento de programas conjuntos e coordenação de casos com outros serviços da rede. Verificou-se, através das métricas investigadas, um baixo grau de interação entre os dispositivos, demonstrando a dificuldade por parte da rede em atuar de forma integrada e construir possibilidades de cuidado conjuntas. Considerações finais: Discute-se a necessidade de maior articulação intersetorial nos níveis de interação analisados neste estudo. Para isso, é preciso pensar em políticas municipais que favoreçam essa “costura” entre os atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schlotefeldt Siniak, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, RS, Brasil.

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil.

Otávio Neves da Silva Bittencourt, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Administrador. Doutor em Administração. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Pedro Henrique Antunes da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social. Professor visitante do Curso de Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, PB, Brasil.

Maria Gabriela Curubeto Godoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médica. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Curso Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado
2019-03-25
Como Citar
Siniak, D. S., Pinho, L. B. de, Bittencourt, O. N. da S., Costa, P. H. A. da, & Godoy, M. G. C. (2019). Articulação em rede: o cuidado a usuários de drogas na perspectiva da análise de redes sociais. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i1.45033
Seção
Artigos originais