<b>Características sociodemográficas de homens com hemofilia no sul do brasil / Sociodemographic characteristics of men with hemophilia in the south of brazil<b>

  • Aline Machado Feijó
  • Eda Schwartz
  • Fernanda Lise
  • Bianca Pozza dos Santos
  • Lílian Moura de Lima Spagnolo
Palavras-chave: Hemofilia A. Hemofilia B. Doença crônica. Masculino. Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se descrever as características sociodemográficas de homens com hemofilia em acompanhamento por um Hemocentro Regional situado no Sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, cuja coleta de dados ocorreu entre junho de 2014 e novembro de 2015. Aplicou-se a técnica de entrevista intensiva e notas de campo e a análise dos dados foi do tipo descritiva. Participaram 12 homens com a forma grave da hemofilia e idade entre 19 e 55 anos, a maioria com hemofilia A, são casados, residentes em municípios da zona Sul do Rio Grande do Sul, com doenças infectocontagiosas, sequelas articulares e histórico de antecedentes familiares de hemofilia que evoluíram para o óbito, e metade deles com filhos e aposentados por invalidez. Conclui-se que descrever as características sociodemográficas dos homens com hemofilia pode aproximar os profissionais de saúde, sociedade e família acerca de quem eles são, além de promover o conhecimento sobre a doença e suas consequências sociais e fomentar uma prática de cuidados voltada para as necessidades de saúde e promoção da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Machado Feijó
Enfermeira. Doutora em Ciências. Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas (HEMOPEL). Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Proc. nº 99999.004522/2014-01. Pelotas, RS, Brasil.
Eda Schwartz
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem (FEn) e do PPGEnf-UFPel. Pesquisadora do NUCCRIN e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fernanda Lise
Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutoranda do PPGEnf-UFPel. Integrante do NUCCRIN. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Bianca Pozza dos Santos
Enfermeira. Doutora em Ciências. Enfermeira do Hospital São Francisco de Paula, Pelotas. Integrante do NUCCRIN. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Lílian Moura de Lima Spagnolo
Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da FEn-UFPel e do PPGEnf-UFPel. Vice-líder do NUCCRIN. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
Feijó, A. M., Schwartz, E., Lise, F., Santos, B. P. dos, & Spagnolo, L. M. de L. (2018). <b>Características sociodemográficas de homens com hemofilia no sul do brasil / Sociodemographic characteristics of men with hemophilia in the south of brazil<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i4.45048
Seção
Artigos originais