<b>Correlação entre preocupações adicionais e desempenho pessoal com a qualidade de vida na hospitalização para o transplante de células-tronco hematopoiéticas/ Correlation between additional concerns and personal performance with the quality of life in hospitalization for hematopoietic stem cell transplantation<b>

Resumen

Objetivou-se correlacionar as preocupações adicionais e o desempenho pessoal com a qualidade de vida geral/global dos pacientes adultos com câncer hematológico, hospitalizados para o transplante de células-tronco hematopoiéticas autólogo e alogênico.Estudo longitudinal, observacional e analítico, realizado em hospital público do sul do Brasil com 55 pacientes. A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2013 e novembro de 2015. Foram utilizados os questionários sociodemográfico e clínico, Quality of Life Questionnarie Core-30 e o Functional Assessment of Câncer Therapy – Bone Marrow Transplant. Os dados foram avaliados com o auxílio do software Statística 7.0. A média de idade para o transplante autólogo foi de 45 anos, com predomínio do diagnóstico de mieloma múltiplo; para o alogênico foi de 31 anos com predomínio da leucemia. A qualidade de vida geral/global, o desempenho pessoal e as preocupações adicionais caracterizadas pela imagem corporal, fadiga, sexualidade e apetite apresentaram médias significativamente menores no período de pancitopenia em relação ao basal, com gradativa melhora no período pré-alta hospitalar. Conclui-se que o transplante é uma terapêutica com potencial papel de cura, no entanto, acarreta em impactos negativos nos domínios da qualidade de vida, desempenho pessoal, preocupações adicionais e na experiência de vida dos receptores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Celina Angélica Mattos Machado
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO). Curitiba, Paraná, Brasil.
Angela da Costa Barcellos Marques
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. CHC-UFPR. STMO. Curitiba, Paraná, Brasil.
Bruna Eloise Lenhani
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Hospital Erasto Gaertner. Curitiba, Paraná, Brasil.
Dabna Hellen Tomim
Enfermeira. Mestre em Fisiologia. Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Curitiba, Paraná, Brasil.
Paulo Ricardo Bittencourt Guimarães
Estatístico. Doutor em Engenharia Florestal. UFPR. Docente do Departamento de Estatística. Curitiba, Paraná, Brasil.
Luciana Puchalski Kalinke
Enfermeira. Pós Doutora em Ciências da Saúde. UFPR. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Curitiba, Paraná, Brasil.
Publicado
2018-12-17
Cómo citar
Machado, C. A. M., Marques, A. da C. B., Lenhani, B. E., Tomim, D. H., Guimarães, P. R. B., & Kalinke, L. P. (2018). <b>Correlação entre preocupações adicionais e desempenho pessoal com a qualidade de vida na hospitalização para o transplante de células-tronco hematopoiéticas/ Correlation between additional concerns and personal performance with the quality of life in hospitalization for hematopoietic stem cell transplantation<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i4.45060
Sección
Articulo originale