A (in) visibilidade das necessidades de saúde

Palavras-chave: Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde. Integralidade em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Acolhimento.

Resumo

Objetivo: construir uma teorização acerca do significado das necessidades de saúde dos usuários, para profissionais da Estratégia Saúde da Família(ESF). Método:estudo qualitativo fundamentado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico (IS) e metodológico na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A coleta de dados foi realizada no período de julho a setembro de 2015,sendo entrevistados 20 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária a Saúde (APS) de um município do interior de Minas Gerais. Conforme a TFD, os dados foram analisados comparativamente por meio do processo de codificação aberta, axial e seletiva.Resultados:As análises e conexões entre as categorias: A visibilidade das necessidades, A Invisibilidades das Necessidades e O Cuidado Integrado das Necessidades de Saúde na APS evidenciaram a categoria central que constitui a concepção teórica deste estudo, denominada “A (in) visibilidade das necessidades de saúde: a dinamicidade do ‘convívio nosso com o mundo’”. Considerações finais: as necessidades de saúde transitam entre a visibilidade e a invisibilidade, na perspectiva dos profissionais, sendo permeadas pelo cuidado que acontece no cotidiano da APS. Destaca-se o acolhimento como uma estratégia para alcançar a integralidade no cuidado tanto de necessidades de saúde visíveis como das invisíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Miguel Delvivo Farão
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG. Professora no Campus Coxim da UFMS. Coxim, MS, Brasil
Claudia Maria de Mattos Penna
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

.

Publicado
2019-03-18
Como Citar
Farão, E. M. D., & Penna, C. M. de M. (2019). A (in) visibilidade das necessidades de saúde. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.45180
Seção
Artigos originais