<b>Risco gestacional e fatores associados em mulheres atendidas pela rede pública de saúde/ Gestational risk and associated factors in women cared by the public health network<b>

  • Elisiane Soares Novaes
  • Emiliana Cristina Melo
  • Patricia Louise Rodrigues Varela Ferracioli
  • Rosana Rosseto de Oliveira
  • Thais Aidar de Freitas Mathias
Palavras-chave: Medição de risco. Fatores de risco. Gravidez de alto risco. Saúde materno-infantil. Assistência pré-natal.

Resumo

Objetivou-se classificar e estimar os fatores associados ao risco gestacional em mulheres atendidas para o parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estudo transversal com entrevista e consulta ao cartão da gestante e ao prontuário hospitalar de 607 puérperas residentes em município do Estado do Paraná, Brasil. O risco gestacional foi classificado segundo critérios do programa Rede Mãe Paranaense - RMP e a associação com características maternas foi realizada por meio de análise de regressão logística. Das puérperas, 50,9% tiveram gravidez classificada como de risco habitual, 5,8% risco intermediário e 43,3% alto risco. Para classificação do risco, o tabagismo (12,7%), a raça negra (11,4%), os distúrbios hipertensivos (9,6%) e a infecção do trato urinário de repetição (8,4%) foram as condições mais frequentes. A reação paterna negativa à gestação (ORaj=1,71), o IMC pré-gestacional elevado (ORaj=1,67) e ter tido duas ou mais gestações anteriores (ORaj=1,85) foram independentemente associados ao alto risco gestacional. Para prevenir complicações na gestação, a equipe de saúde deve considerar os fatores modificáveis, como o tabagismo, hipertensão, infecção de trato urinário e também não modificáveis, como raça/cor negra, história de IMC pré-gestacional elevado e reação negativa do pai da criança à gestação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane Soares Novaes
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Emiliana Cristina Melo
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Patricia Louise Rodrigues Varela Ferracioli
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Estadual do Paraná.
Rosana Rosseto de Oliveira
Enfermeira. Pós-doutoranda em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Thais Aidar de Freitas Mathias
Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UEM.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Novaes, E. S., Melo, E. C., Ferracioli, P. L. R. V., Oliveira, R. R. de, & Mathias, T. A. de F. (2018). <b>Risco gestacional e fatores associados em mulheres atendidas pela rede pública de saúde/ Gestational risk and associated factors in women cared by the public health network<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(3). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i3.45232
Seção
Artigos originais