Segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde

Palavras-chave: Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Educação superior. Currículo. Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção de discentes de graduação de uma instituição de ensino superior acerca do ensino da temática segurança do paciente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida entre agosto e outubro de 2016, com discentes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Terapia ocupacional e Biomedicina, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados: Participaram 21 discentes e a partir da análise de conteúdo foram elencadas sete categorias temáticas: Inserção da temática segurança do paciente durante a formação acadêmica; Falibilidade humana e o aprendizado acerca dos riscos e erros assistenciais; Atuação da equipe de saúde e a inclusão do paciente como parceiro nas tomadas de decisão; Sistemas organizacionais e sua interface com a qualidade assistencial; Protocolos como ferramentas para segurança do paciente; Segurança e qualidade como elementos fundamentais na cadeia medicamentosa; Abordando a temática segurança do paciente: estratégias e metodologias de ensino. Considerações finais: Os discentes percebem o ensino sobre a segurança do paciente, todavia, foi constatada a necessidade da abordagem formal e equitativa de conteúdo acerca do tema no decorrer da formação, por meio de estratégias interdisciplinares, bem como a pertinência de sensibilizar os docentes para integrar essa temática nas unidades curriculares.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Alcântara Garzin
Enfermeira. Doutora em ciências. Centro Universitário São Camilo. São Paulo, SP, Brasil.
Marta Maria Melleiro
Enfermeira. Professora Sênior. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP,

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Publicado
2019-08-12
Como Citar
Garzin, A. C. A., & Melleiro, M. M. (2019). Segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i4.45780
Seção
Artigos originais