Sepse: avaliação da qualidade do atendimento em setor de urgência e emergência

Palavras-chave: Sepse, Epidemiologia, Mortalidade, Serviço Hospitalar de Emergência.

Resumo

Introdução: A sepse é uma condição grave causada por resposta imune desregulada a uma infecção e é considerada uma das principais causas de morte no mundo. Objetivo: Avaliar a qualidade do atendimento ao paciente séptico no setor de urgência e emergência de um hospital universitário, conforme as diretrizes preconizadas pela Surviving Sepsis Campaign. Métodos: Estudo longitudinal, realizado com pacientes sépticos em um setor de urgência e emergência. Os dados foram coletados nas notificações de sepse e prontuários. A análise estatística foi realizada por medidas de tendência central e regressão logística binária. Resultados: Foram avaliados 139 pacientes na perspectiva da Surviving Sepsis Campaign. A adequação das condutas relacionadas às coletas de exames atingiu 64,2% para o lactato e 55,3% para hemoculturas. Receberam terapia antimicrobiana na primeira hora 49,6% dos pacientes. Não houve adesão ao tratamento da hipotensão e hiperlactatemia em 69,8% dos casos. A mortalidade atingiu 61,2% dos casos e os fatores de risco associados foram: múltiplas disfunções orgânicas; pontuação elevada nos escores APACHE II e SOFA; hiperlactatemia; e ventilação mecânica. Conclusão: O atendimento ao paciente com sepse no setor de urgência e emergência seguiu a maioria das diretrizes da Surviving Sepsis Campaign; porém, é possível aumentar a adesão às recomendações, resultando em melhores prognósticos.

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Biografia do Autor

Caroline Tolentino Sanches, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde, UEL. Enfermeira responsável técnica na Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana. Londrina, PR, Brasil. 

Silvia Paulino Ribeiro Albanese, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde, UEL. Docente no curso de graduação em Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Londrina. Londrina, PR, Brasil. 

Uiara Rodrigues de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Enfermeira do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Londrina, PR, Brasil. 

Cintia Magalhaes Carvalho Grion, Universidade Estadual de Londrina

Médica. Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. Professora Associada no Departamento de Clínica Médica da UEL. Londrina, PR, Brasil. 

Gilselena Kerbauy, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Microbiologia. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da UEL, PR, Brasil.

Elma Mathias Dessunti, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UEL, PR, Brasil. 

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Publicado
2020-02-16
Como Citar
Sanches, C. T., Ribeiro Albanese, S. P., Rodrigues de Oliveira Moraes, U., Magalhaes Carvalho Grion, C., Kerbauy, G., & Mathias Dessunti, E. (2020). Sepse: avaliação da qualidade do atendimento em setor de urgência e emergência . Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.48588
Seção
Artigos originais