<b>Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa - PB</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4894
Palavras-chave:
Ensino. Pesquisa em Administração de Enfermagem. Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Resumo
No artigo são discutidas as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas que materializam os planos de ensino das disciplinas de Administração Aplicada à Enfermagem, tendo em vista as contradições visualizadas em seus processos de ensino nos cursos de graduação de três escolas de enfermagem situadas no município de João Pessoa – Paraíba. Partiu-se do pressuposto que o ensino destas disciplinas encontra-se em descompasso com os requerimentos da nova práxis profissional no tocante às necessidades do Sistema Único de Saúde. A Resolução CNE/CES 03/2001 foi tomada como categoria interpretativa da pesquisa. O material empírico foi obtido por meio do exame dos planos de ensino das disciplinas ministradas nas escolas em confronto com o depoimento dos docentes responsáveis por sua ministração. A análise de discurso foi a técnica utilizada para a análise dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Concluiu-se que as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas que subjazem aos planos de ensino das disciplinas não estão em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de recursos humanos de enfermagem, o que compromete o exercício da função administrativa, no contexto do gerenciamento de pessoal e serviços para o Sistema Único de Saúde.Downloads
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Publicado
2008-09-08
Como Citar
Farias, L. D., & Silva, C. C. (2008). <b>Administração em enfermagem: desvelando as bases conceituais, metodológicas e pedagógicas de seu ensino em João Pessoa - PB</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4894. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(1), 037-044. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i1.4894
Edição
Seção
Artigos originais