Tecnologia educacional para pessoas em uso de insulina

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Insulina, Diabetes Mellitus, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional, impressa, do tipo álbum seriado para subsidiar ações educacionais de profissionais de saúde para pessoas com diabetes e em uso de insulina. Método: Pesquisa metodológica, contemplando três etapas: na primeira, a definição do referencial bibliográfico para construção do álbum seriado; na segunda, a construção da tecnologia educacional; na terceira, a validação do álbum seriado pelo público alvo e juízes especialistas. Na validação, a tecnologia foi submetida à apreciação de dez participantes públicos alvo e dez juízes. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados abordando critérios relacionados à organização, estilo da escrita, aparência e motivação para o público alvo, e aparência e conteúdo para os juízes especialistas. Aos dados foi aplicado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Considerou-se um índice de concordância de 0,90 para validação do álbum seriado. Resultado: O IVC global foi de 1,0 para o público-alvo, e de 0,98 para os juízes especialistas. Considerações finais: O estudo alcançou seu objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional, considerada adequada para uso por seus avaliadores. Conclui-se que o álbum seriado é uma ferramenta de grande potencial na educação em saúde de pessoas com diabetes e em uso de insulina.

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Biografia do Autor

Sabrina Cristiane Rodrigues, universidade federal do paraná

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná-UFPR. Enfermeira no Município de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.

Luciana Schleder Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. PhD.Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná. Brasil.

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Publicado
2020-08-24
Como Citar
Rodrigues, S. C., & Schleder Gonçalves, L. (2020). Tecnologia educacional para pessoas em uso de insulina . Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.50376
Seção
Artigos originais