Parâmetros clínicos de pacientes diabéticos atendidos no programa educativo do serviço de medicina preventiva – SEMPRE
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Equipe interdisciplinar de saúde, Enfermagem, Medicina preventiva, Educação.
Resumo
Trata-se de um estudo de caso único com o objetivo de analisar parâmetros clínicos e antropométricos retidos de pacientes diabéticos que participaram do programa educativo por um período de um ano na implementação do Serviço de Medicina Preventiva SEMPRE. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2002 a abril de 2003, utilizando o sistema informatizado denominado SEMPRE - Qualidade de vida sobre as variáveis relacionadas ao peso corporal, pressão arterial e glicemia capilar pós-prandial. Das 86 pessoas cadastradas na implementação do programa educativo em diabetes mellitus no SEMPRE de junho a novembro de 2001, 44 foram excluídas por descontinuidade no atendimento. Para a análise estatística, foi utilizado o teste T-student. Dos 42 (100%) sujeitos investigados, 36 (85,7%) possuem o diabetes tipo 2 e 6 (14,3%) o tipo 1. Em relação às variáveis relacionadas aos parâmetros clínicos e antropométricos, houve redução de 23,8% na média da glicemia capilar pós-prandial, 6,7% da pressão arterial sistólica, 7% da pressão arterial diastólica e média de redução de 1,92 kg no peso corporal após doze meses de participação no SEMPRE. A análise estatística também demonstrou que houve diferença significativa da glicemia capilar pós-prandial e pressão arterial diastólica para os diabéticos tipo 2. Esses resultados apontam que o trabalho realizado pela equipe multiprofissional em diabetes pode ser um diferencial na redução dos parâmetros clínicos e antropométricos analisados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-09-25
Como Citar
Teixeira, C. R. S., Zanetti, M. L., & Martins, D. C. (2008). Parâmetros clínicos de pacientes diabéticos atendidos no programa educativo do serviço de medicina preventiva – SEMPRE. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(3), 231-241. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i3.5201
Edição
Seção
Artigos originais