Diagnóstico do processo ensino-aprendizagem identificado por alunos e professores de graduação de enfermagem

  • Marcos Hirata Soares UNIVAR
  • Sônia Maria Villela Bueno USP
Palavras-chave: Relações interpessoais, Ensino, Educação em enfermagem, Aprendizagem.

Resumo

Preocupados com o ensino tradicional na formação do enfermeiro, objetivamos, junto aos discentes e docentes, diagnosticar o processo de ensino-aprendizagem vigente, considerando a relação professor-aluno na graduação em Enfermagem referenciando a concepção pedagógica crítico-reflexiva. Desenvolvemos pesquisa qualitativa, procedendo ao levantamento de dados através da observação participante e da entrevista. Entrevistamos 17 sujeitos (13 alunos e 4 professores), atendendo ao rigor científico e aos preceitos éticos. Depoimentos dos alunos revelam necessidade do estímulo do professor na ação pedagógica, apontando a relevância de aulas dinâmicas, práticas e criativas como melhor aprendizado, suscitando a reformulação da metodologia de ensino. Os acadêmicos denunciam também a verticalidade na relação professor-aluno destacando positivamente a horizontalidade nesse processo em detrimento da postura bancária. Já os professores entendem o aluno como agente crítico e ativo, admitindo a problematização no ensino. Professores e alunos valorizam a aprendizagem significativa, percebendo, na prática, uma contradição. Concluímos que tanto o acadêmico quanto o docente percebem o diagnóstico existente, revelando tendência à democratização.

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Biografia do Autor

Marcos Hirata Soares, UNIVAR
possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2003) , especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (2004) , mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (2007) , curso-tecnico-profissionalizante pelo Centro de Terapias e Pesquisas Holísticas (2005) e aperfeicoamento em ATUALIZAÇÃO EM ASSISTÊNCIA A USUÁRIOS DE ÁLCOOL pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (2005) . Atualmente é estudante-grupo de pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo e Professor Coordenador da Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem psiquiatrica, Aprendizagem, Ensino, especialidade Currículo Lattes
Publicado
2008-10-07
Como Citar
Soares, M. H., & Bueno, S. M. V. (2008). Diagnóstico do processo ensino-aprendizagem identificado por alunos e professores de graduação de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(1), 047-056. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i1.5369
Seção
Artigos originais