Educação para saúde em unidade hospitalar: um espaço profissional do enfermeiro

  • Magali Olivi UEM
  • Magda Lúcia Félix Oliveira UEM
Palavras-chave: Educação para a saúde, Assistência em enfermagem, Unidade hospitalar.

Resumo

O estudo teve por objetivos avaliar a dimensão educadora do enfermeiro que atua em unidade hospitalar e analisar sua capacitação para o exercício de educar. Foi realizado em um hospital público, através da aplicação de um roteiro de entrevista respondido por dezoito enfermeiros, no horário e local de trabalho. Percebeu-se que os enfermeiros não têm uma visão integral do paciente como agentes de sua recuperação e encontrou-se, ainda, confusão entre as expressões educação para a saúde e educação continuada; porém os entrevistados demonstraram interesse em exercer a atividade de educação para a saúde e reconheceram sua importância. Este estudo discute com os profissionais de enfermagem o compromisso com a educação dos pacientes, suas famílias e a comunidade, conforme previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem.

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Biografia do Autor

Magali Olivi, UEM
possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) , especialização em Administração da Assistência de Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1999) , especialização em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento Em Administração da Saúde (1994) , especialização em Formação Pedag. em Educ. Profiss. na Área de Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2006) . Atualmente é docente da Universidade de Cuiabá. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade, doença sexualmente transmissível. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-22
Como Citar
Olivi, M., & Oliveira, M. L. F. (2008). Educação para saúde em unidade hospitalar: um espaço profissional do enfermeiro. Ciência, Cuidado E Saúde, 2(2), 131-138. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v2i2.5534
Seção
Artigos originais