Determinantes da utilização dos serviços de urgência / emergência em Maringá (PR)
Palavras-chave:
Urgência e emergência, Utilização de serviços de saúde.
Resumo
O presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar os fatores determinantes da utilização da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Universitário Regional de Maringá, e foi conduzido em duas fases: na primeira, tendo como fonte de dados as fichas de atendimento de pacientes relativas a 7 dias (n=1319), a demanda foi caracterizada e posteriormente classificada, segundo critérios implícitos de avaliação, em pertinente ou não pertinente ao Serviço (“falsa demanda”). Na segunda fase, os usuários incluídos na “falsa demanda”, escolhidos aleatoriamente, foram entrevistados em seus domicílios, verificando-se as razões da procura pelo Serviço. Foram auditadas 1284 fichas de atendimento, sendo 387 casos (30,1%) classificados como “falsa demanda”. Estes casos eram, na sua maioria, crianças de 0 a 12 anos (43,3%) com patologias respiratórias (42,6%). Foram n então entrevistados 49 desses casos (12,7%), num período máximo de trinta dias após o atendimento: 40,8% não sabiam informar corretamente sobre o seu problema de saúde; 60,5% utilizaram o PA/HUM como primeiro atendimento; 34,9% utilizaram a rede básica de saúde como primeiro atendimento, no entanto não retornaram por barreiras impostas pelo próprio serviço, por falta de credibilidade e insatisfação com o atendimento. A resolução do problema de saúde, a proximidade da residência e a rapidez no atendimento foram os principais motivos para a utilização dos serviços de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-11-07
Como Citar
Oliveira, M. L. F. de, & Scochi, M. J. (2008). Determinantes da utilização dos serviços de urgência / emergência em Maringá (PR). Ciência, Cuidado E Saúde, 1(1), 129-134. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i1.5666
Edição
Seção
Artigos originais