Tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores: revisão integrativa

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Primeiros Socorros, Promoção da Saúde, Pais, Professores escolares

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre estudos de elaboração e/ou validação de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores. Método: Estudo de revisão integrativa, com questão de pesquisa elaborada pela estratégia PICo – População, Interesse, Contexto, selecionando-se os descritores “Parents”, “SchoolTeachers”, “First Aids”, “Teaching Material”, “Educational Techonology’, “Validation Study”. Realizou-se a busca em seis fontes de literatura científica, no período de junho de 2021. Aplicaram-se os critérios de inclusão e exclusão, em seguida, os dados foram extraídos por formulário próprio, avaliados por nível de evidência, analisados e interpretados pelo método de redução dos dados.  Resultados: A amostra final quantificou seis estudos, com níveis de evidência científica baixo a moderado, que se destacam pela diversidade entre as tecnologias educacionais do tipo cartilha, calendário, folheto, pôster e história em quadrinhos para pais e educadores que tratam do ensino de primeiros socorros. Conclusão: Observou-se escassez de estudos de elaboração e validação de tecnologias educativas em primeiros socorros para pais e educadores. Recomenda-se investir em tecnologias educativas validadas de fácil acesso e leitura e, ainda, que permitam o uso em recursos informatizados, de modo a ampliar o acesso da população e abranger acidentes e incidentes vivenciados nos ambientes doméstico e escolar.

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Biografia do Autor

Vitória Alves de Moura , Universidade Regional do Cariri - URCA

Estudante. Graduanda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, CE, Brasil.

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da URCA. Crato, CE, Brasil.

Adriana de Moraes Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da URCA. Iguatu, CE, Brasil. 

Kelly Fernanda Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE, Brasil. 

José Hiago Feitosa de Matos, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. URCA. Crato, CE, Brasil. 

Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da UECE. Fortaleza, CE, Brasil. 

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Publicado
2021-09-08
Como Citar
Alves de Moura , V., Pinheiro Fabricio Formiga, N., de Moraes Bezerra, A., Silva Santana, K. F., Feitosa de Matos, J. H., Mendes de Paula Pessoa, V. L., & Maria Sales da Silva, L. (2021). Tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores: revisão integrativa. Ciência, Cuidado E Saúde, 20. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.56987
Seção
Artigos de revisão