Estratégias de educação em saúde a pacientes com diabetes mellitus em insulinoterapia: revisão integrativa

Palavras-chave: Insulina, Diabetes mellitus, Educação em saúde, Modelos educacionais

Resumo

Objetivo: avaliar a utilização de diferentes estratégias de educação em saúde destinadas ao cuidado das pessoas com diabetes em tratamento de insulinoterapia. Métodos: revisão integrativa da literatura, com busca realizada no período de junho de 2021 e março de 2022, com recorte temporal de dez anos, nas bases eletrônicas Science Direct, Cumulative index to nursing and Allied Health Literature, portal PubMed, Web of Science, Scopus, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, com descritores controlados indexados no Descritores em Ciências da Saúde e no Medical Subject Headings. Resultados: nos oito estudos selecionados a partir dos critérios de inclusão, as estratégias encontradas foram o uso de material impresso, a orientação verbal individual e em grupo, o emprego de recurso audiovisual e a simulação clínica. Conclusão: a análise dos estudos permitiu verificar que diferentes modalidades de educação em saúde são eficazes para auxiliar no gerenciamento do diabetes. Entretanto, os métodos de ensino passivos ainda são maioria, o que torna necessário que novos estudos explorem outras formas de preparo para o cuidado em saúde, como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrezza Gabrielly dos Santos Soldera, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Instituto Integrado de Saúde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil.  

Jackelina de Lima Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Instituto Integrado de Saúde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil. 

Elen Ferraz Teston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil.

Alessandra Mazzo, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso Graduação e Pós Graduação em Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Bauru, SP, Brasil.

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil. 

Referências

Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. [Internet]. 2019 [cited Out 29, 2020]; 12-60. Available from: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf

Saeedi P, Petersohn I, Salpea P, Malanda B, Karuranga S, Unwin N, et al. Global and regional diabetes prevalence estimates for 2019 and projections for 2030 and 2045: results from the International Diabetes Federation Diabetes Atlas, 9th ed. Diabetes Res Clin Pract. 2019;157:1-5. DOI: https://doi.org/10.1016/j.diabres.2019.107843

Reis P dos, Marcon SS, Nass EMA, Arruda GO de, Back IR, Lino IGT, et al. Performance of people with diabetes mellitus under insulin therapy. Cogitare enferm. 2020; 25. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.66006.

Castro RMF, Silva AMN, Silva AKS, Araújo BFC, Maluf BVT, Franco JCV. Diabetes mellitus e suas complicações - uma revisão sistemática e informativa. Brazilian Journal of Health Review. 2021;4(1):3349-3391. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-263.

Santos AL, Marcon SS, Teston EF, Back IR, Lino IGT, Batista VC, Matsuda LM, Haddad MCFL. Adherence to the treatment of diabetes Mellitus and relationship with assistance in Primary Care. REME – Rev Min Enferm. 2020;24:e-1279. DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200008.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein. 2010; 10(1):102-106. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Stillwell SB, Fineout-Overholt E, Melnyk BM, Williamson KM. Searching for the Evidence: Strategies to help you conduct a successful search. Am J Nurs. 2010; 110(5):41-47. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NAJ.0000372071.24134.7e

Ratri DM, Hamidah KF, Puspitasari AD, Farid M. Video-based health education to support insulin therapy in diabetes mellitus patients. J Public Health Res. 2020; 9(2):226-233. DOI: https://doi.org/10.4081/jphr.2020.1849

Reis P, Marcon SS, Teston EF, Nass EM, Ruiz AG, Francisqueti V, et al. Educational intervention on insulin knowledge and management at home. Acta Paul Enferm. 2020; 33(1):1-9. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0241

Ji H, Chen R, Huang Y, Li W, Shi C, Zhou J. Effect of simulation education and case management on glycemic control in type 2 diabetes. Diabetes Metab Res Rev. 2019; 35(3):1-7. DOI: https://doi.org/10.1002/dmrr.3112

Misnikova IV, Gubkina VA, Lakeeva TS, Dreval AV. A randomized controlled trial to assess the impact of proper insulin injection technique training on glycemic control. Diabetes Ther. 2017; 8(6):1309-1318. DOI: https://doi.org/10.1007/s13300-017-0315-y

Carvalho SL, Ferreira MA, Medeiros JMP, Queiroga ACF, Moreira TR, Negreiros FDSF. Conversation map: an educational strategy in the care of elderly people with diabetes mellitus. Rev Bras Enferm. 2018; 71(1): 925-929. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0064

Brod M, Alolga LS, Meneghini L. Barriers to initiating insulin in type 2 diabetes patients: development of a new patient education tool to address myths, misconceptions and clinical realities. Patient. 2014; 7(4):437-450. DOI: https://doi.org/10.1007/s40271-014-0068-x

Liang KMM, Xie QMB, Nie JBN, Deng JBN. Study on the effect of education for insulin injection in diabetic patients with new simulation tools. Medicine. 2021; 10(14):1-8. DOI: : https://doi.org/10.1097/MD.0000000000025424

Chen L, Xing Q, Li J, Zhou J, Yuan Y, Wan Y, et al. Injection technique education in patients with diabetes injecting insulin into areas of lipohypertrophy: a randomized controlled trial. Diabetes Ther. 2021; 12(3):813–26. DOI: https://doi.org/10.1007/s13300-021-01013-1

Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CL, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res. 2017; 37(1):349-357. DOI: https://doi.org/10.4322/2357-9730.73911

Ferreira JFMF, Bracarense CF, Kappel VB, Parreira BDM, Rodrigues LR, Goulart BF. Health education in the Family health strategy: nurse’s perception. UERJ Nursing Journal. 2021; 29(1):1-8. DOI http://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59640

Selea A, Šumarac-Dumanović M, Pešić M, Šuluburić D, Stamenković-Pejković D, Cvijović G, et al. The effects of education with printed material on glycemic control in patients with diabetes type 2 treated with different therapeutic regimens. Vojnosanit Pregl. 2011; 68(8):676-683. DOI: https://doi.org/10.2298/vsp1108676s

Rothman R, Malone R, Bryant B, Horlen C, DeWalt D, Pignone M. The relationship between literacy and glycemic control in a diabetes disease-management program. Diabetes Educ. 2004; 30(2):263-273. DOI: https://doi.org/10.1177/014572170403000219

Teston EF, Sales CA, Marcon SS. Perspectives of individuals with diabetes on selfcare: contributions for assistance. Esc. Anna Nery. 2017;21(2):1-83. DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170043

Castro PC, Ribeiro TS, Faraoni AG, Matumoto S, Souza FB, Viana AL. Insulin self-application in adults with diabetes mellitus in the home context: integrative review. REME - Rev Min Enferm. 2022;26:1-10. DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38799

Marques SR, Escarce AG, Lemos SM. Health literacy and self-rated health in adults primary care patients. CoDAS. 2018; 30(2):1-8.DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017127

Kewming S, D‘Amore A, Mitchell EKL. Conversation maps and diabetes education groups: an evaluation at an Australian rural health service. Diabetes Spectr. 2016; 29(1):32-36. DOI: https://doi.org/10.2337/diaspect.29.1.32

Mota TA, Alves MB, Silva VA, Oliveira FA, Brito PMC, Silva RS. Factors associated with the functional capacity of elderly individuals with hypertension and/or diabetes mellitus. Escola Anna Nery. 2020, 24(1):1-7. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0089.

Lima VS, Azevedo NA, Guimarães JM, Pereira MM, Neto JA, Souza LM, et al. Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Reciis–Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2019;13(2):428-438. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1594

Razera APR, Trettene AS, Mondini CCSD, Cintra FMRN, Razera FPM, Tabaquim MLM. Construction of an educational video on postoperative care for cheiloplasty and palatoplasty. Texto Contexto Enferm. 2019; 28(1):2-13. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0301

Mendes AH, Torres ACS, Belém MO. Understanding of popular health education by a Family Health Strategy team. Cienc. Cuid. Saúde. 2021;20:1-6. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.52101

Dalmolin A, Perlini NM, Coppetti LC, Rossato GC, Gomes JS, Silva ME. Educational video as a healthcare education resource for people with colostomy and their families. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37(1):1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373

Grillo MF, Neumann CR, Scain SF, Rozeno RF, Gross JL, Leitão CB. Effect of different types of self-management education in patients with diabetes. Rev Assoc Med Bras. 2013; 59(4):400-405. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ramb.2013.02.006

Publicado
2022-06-07
Como Citar
dos Santos Soldera, A. G., de Lima Rodrigues, J., Ferraz Teston, E., Mazzo, A., & Guimarães dos Santos Almeida , R. (2022). Estratégias de educação em saúde a pacientes com diabetes mellitus em insulinoterapia: revisão integrativa. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.58574
Seção
Artigos de revisão