Intervenções educativas remotas para o letramento de adultos com hipertensão arterial na atenção primária

  • Mahara Louíse Küchler UFPR
  • Maria de Fatima Mantovani
  • Robson Giovani Paes
  • Vanêssa Piccinin Paz
  • Fernanda Cegan Gribner
  • Emanuele Cristina de Sousa Silva
Palavras-chave: Letramento em saúde. Doenças crônicas. Hipertensão arterial sistêmica. Conhecimento. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar as intervenções educativas remotas para o letramento de adultos com hipertensão arterial na atenção primária. Método: intervenção prática, desenvolvida a partir do conhecimento sobre a hipertensão, de adultos cadastrados em unidade básica de saúde localizada em uma Região Metropolitana, no estado do Paraná, Brasil, de março a dezembro de 2020. Aplicou-se questionário clínico e sociodemográfico, Item-Eight Health Literacy Assessment Tool e Hypertension Knowledge-Level Scale. As ligações telefônicas foram audiogravadas e, posteriormente, transcritas em diário de campo. Os dados dos instrumentos foram analisados por frequência simples, relativa, média e desvio padrão, e as informações do diário de campo por domínios. Resultados: na avaliação do letramento em saúde, observou-se aumento da média na questão relativa às informações de saúde de baixa e alta qualidade na internet. No instrumento de conhecimento, as questões relativas à adesão medicamentosa, dieta e mudança no estilo de vida apresentaram 100% de acertos no segundo momento. Conclusão: as intervenções educativas remotas demonstraram influência no letramento em saúde e no conhecimento sobre a hipertensão, havendo aumento de acertos nas questões relativas às informações de saúde na internet e de mudança no estilo de vida. Sendo assim, destaca-se o potencial  do telemonitoramento como forma de acompanhamento e  promoção de saúde, favorecendo o controle da doença.

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Biografia do Autor

Mahara Louíse Küchler, UFPR

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR, Brasil. 

Maria de Fatima Mantovani

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR.  Curitiba, PR, Brasil. 

Robson Giovani Paes

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPR.  Curitiba, PR, Brasil. 

Vanêssa Piccinin Paz

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.  Enfermeira da Prefeitura Municipal de Cascavel.  Curitiba, PR, Brasil. 

Fernanda Cegan Gribner

Graduanda em Enfermagem. UFPR.  Curitiba, PR, Brasil. 

Emanuele Cristina de Sousa Silva

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR.  Enfermeira no Complexo Hospital de Clínicas CHC-UFPR.  Curitiba, PR, Brasil. 

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Publicado
2022-11-28
Como Citar
Louíse Küchler, M., Mantovani, M. de F., Paes, R. G., Paz, V. P., Gribner, F. C., & Silva, E. C. de S. (2022). Intervenções educativas remotas para o letramento de adultos com hipertensão arterial na atenção primária. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.61813
Seção
Artigos originais