<b>Educação em saúde na escola: estratéfia em enfermagem na prevenção da desnutrição intantil</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i3.6508
Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Transtornos da Nutrição Infantil, Serviços de Enfermagem Escolar.
Resumo
O Brasil é marcado por desigualdades tanto culturais quanto socioeconômicas. Sabe-se que uma das causas da desnutrição infantil é a falta de alimentação, decorrente desta realidade. Muitas vezes a desnutrição é mascarada por doenças como a pneumonia e as infecções intestinais. Objetivou-se identificar a percepção das crianças sobre alimentação saudável, investigar parâmetros de desnutrição infantil na escola e desenvolver estratégias de educação em saúde para serem utilizadas na escola como medida preventiva da desnutrição infantil. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem etnográfica, realizado em uma escola privada da periferia de Fortaleza, com 45 crianças. A coleta de dados iniciou-se com aferição de peso/altura das crianças, a que se seguiu o desenvolvimento de atividades lúdicas, utilizando como instrumento a observação participante. A análise de dados deu-se por meio de descrição e documentação das falas, do que emergiram três tópicos gerais de natureza temática: Alimentação saudável, Higiene corporal e alimentar; Conhecimento acerca da gripe; e Diarréia. Os resultados revelaram que a criança ampliou o conhecimento sobre o assunto, o que reafirma a necessidade de utilização de estratégias educativas em saúde no âmbito escolar, visando à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da criança e da família.Downloads
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Publicado
2009-03-06
Como Citar
Vasconcelos, V. M., Martins, M. C., Valdês, M. T. M., & Frota, M. A. (2009). <b>Educação em saúde na escola: estratéfia em enfermagem na prevenção da desnutrição intantil</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i3.6508. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(3), 355-362. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i3.6508
Edição
Seção
Artigos originais