Perspectivas docentes sobre ensino da liderança na formação do enfermeiro

Palavras-chave: Liderança, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: compreender o ensino da liderança na formação do enfermeiro, a partir das perspectivas de docentes. Método: estudo qualitativo, de método estudo de caso, realizado com 36 docentes de uma universidade pública localizada no Estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e mediante investigação documental e submetidos à análise temática, com auxílio do software Nvivo. Adotou-se o referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: a liderança envolve autodesenvolvimento, capacidade gerencial e trabalho em equipe. As estratégias didáticas facilitadoras utilizadas no ensino desta competência contemplam metodologias ativas, aulas dialogadas, discussões críticas e problematizadoras. Conclusão: é importante impulsionar debates e pesquisas sobre o ensino da liderança em enfermagem a fim de estimular o desenvolvimento dessa competência ainda durante a formação com o intuito de, dessa forma, contribuir para a qualidade da assistência em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Galhardo Varanda, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, Brasil.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro, Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde e Gestão em Serviços de Saúde, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, Brasil. 

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Pós-doutora em Enfermagem, Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Silvana Lima Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Brasil.

Camila Dourado Reis das Virgens, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde, Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, Brasil.

Ises Adriana Reis dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Brasil. 

Referências

Scammell JME, Apostolo JLA, Bianchi M, Costa RDP, Jack K, Luiking ML, et al. Learning to lead: A scopingreviewofundergraduate nurse education. J NursManag.2020; 28:756–765. DOI: https://doi.org/10.1111/jonm.12951.

Santos IAR, Amestoy SC, Silva GTR, Backes VMS, Silva CCR, Conceição MM, et al. Theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in Nursing in light of Peter Senge. Rev Bras Enferm. 2021;74(4):e20201200. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1200

Cusson RM, Meehan C, Bourgault A, Kelley T. Educating the next generation of nurses to be innovators and change agentes. J Prof Nurs. 2020; 36(2):13–19. DOI: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2019.07.004.

Medeiros RO, Marin MJS, Lazarini CA, Castro RM, Higa EFR. Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa. Interface (Botucatu). 2022; 26: e210577 DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210577

Caveião C, Peres AM, Moura ECC, Montezeli JH, Bernardino E, Haddad M do CL. Competências para a formação da liderança do enfermeiro brasileiro: estudo transversal. Braz. J. Desenvolver. 2021; 7(7):69806-20. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-247

Amestoy SC, Trindade LL, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Esc. Anna Nery. 2017; 21(4):e20160276. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276.

Backes DS, Gomes RCC, Rupolo I, Büscher A, Silva MJP, Ferreira CLL. Leadership in Nursing and Health Care in the Light of Complexity Thinking. Rev Esc Enferm USP. 2022; 56:e20210553. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0553en

Santos ILC dos, Oliveira LP de, Lima H de P, Aratani N, Lopes SGR, Arruda BCCG. Stress factors in nursing students in the realization of theoretical-practical activities of academic training. Cienc Cuid Saúde. 2022; 210. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.59265

Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. 256 p.

Souza JB, Barbosa MHPA, Schmitt HBB, Heidemann ITSB. Paulo Freire’s culture circles: contributions to nursing research, teaching, and professional practice. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20190626. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626

Démeh W, Rosengren K. The visualisation of clinical leadership in the contente of nursing education—A qualitative study of nursing students experiences. Nurs Educ Today. 2015; 35(7):888-93. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.02.020

Ferraz MAA, Ancelmo LA, Giordani AT, Mazur SM, Rodrigues MD. Metodologias ativas: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. RSD 2023; 12(1):e2512139417. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39417

Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento - Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 2014. 406 p.

Guo JX. Measuring Information System Project Success through a Software-Assisted Qualitative Content Analysis. ITAL. 2019; 38(1):53-0. DOI: https://doi.org/10.6017/ital.v38i1.10603

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília; 2012.

Vieira SL, Silva GTR, Silva RMO, Amestoy SC. Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde. Trab. Educ. Saúde. 2020; 18(s1):e0025385. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00255

Freire P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra; 2011. 35 p.

Freire P, ShorI. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra; 2011. 113 p.

HeinenM, Oostveen CV, Peters J, Vermeulen H, Huis A. A nintegrativere view of leadership competencies and atributes in advanced nursing pratice. J Adv. Nurs. 2019; 75:2378-2392. DOI: https://doi.org/10.1111/jan.14092

Moura AA, Hayashida KY, Bernardes A, Zanetti ACB, Gabriel CS. Charismatic leadership among nursing professionals: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2019; 72(Suppl 1):315-20. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0743

Sönmez B, Ispir Ö, Azizoğlu F, Hapçioğlu SB, Yildirim A. Socially Responsible Leadership: A study with nursing and medical students in Turkey. Nurs Educ Practice. 2019; 02(36): 144-150. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.03.014.

Miles JM, Scott ES. A New Leadership Development Model for Nursing Education. J Prof Nurs, 2019; 35(1):5-11. DOI: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2018.09.009

CaryA. AACN Leads: What’s in Your Leadership Tool Box for Volatile, Complex Times? J Prof Nurs. 2018; 35(1):1-2. DOI: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2018.12.001

Varanda PAG, Amestoy SC, Silva GTR, Backes VMS, Trindade LL, Bao ACP. Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. 2021; Rev de Enferm Cen. Oeste Min., 11: 4239, 20210000. DOI: http://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239

Publicado
2023-04-03
Como Citar
Alves Galhardo Varanda, P., Coelho Amestoy, S., Reis da Silva, G. T., Schubert Backes, V. M., Lima Vieira, S., Dourado Reis das Virgens, C., & Reis dos Santos, I. A. (2023). Perspectivas docentes sobre ensino da liderança na formação do enfermeiro. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.65753
Seção
Artigos originais