Efeitos de intervenções lúdicas digitais em pacientes oncológicos na pandemia da covid-19: estudo quase-experimental

Palavras-chave: Oncologia, Tecnologia da Informação, Transtornos Mentais, Apoio Social, SARS-coV-2

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de intervenções lúdicas digitais na qualidade de vida, depressão, ansiedade, estresse e apoio social em pacientes oncológicosna pandemia da Covid-19.Método: estudo quase-experimental, com 15 pacientes de uma organização não governamental brasileira, de agosto de 2020 a outubro de 2021.As intervenções digitais consistiram emcontar histórias, jogos, culinária, expressão artística e corporal. Foram utilizados: questionário sociodemográfico e clínico,questionário de qualidade de vida,escalas de depressão, ansiedade e estresseeapoio social, todos validados em versão brasileira. Os participantesforam avaliados nos tempos: pré-,pós-intervenção1 (após 4 meses) e pós-intervenção2 (após 10 meses).A análise inferencial verificou diferenças entre os tempos utilizando modelos lineares generalizados e testes não paramétricos de Friedman e  Nemenyi, considerando-se p≤0,05.Resultados: a percepção da qualidade de vida melhorouna função emocional pós-intervenção2 em relação ao tempo pré-intervenção,com significância estatística (p=0,0020); depressão (p= 0,0106), ansiedade (p=0,0002), estresse (p=0,0032) e apoio emocional, interação social positiva (p<0,0001)melhoraram com significância estatística pós-intervenção1 e pós-intervenção2relacionadas ao tempo pré-intervenção.Conclusão: as intervenções contribuíram para melhorar a qualidade de vida emocional, depressão, ansiedade, estresse, apoio emocional einteração social positiva em pacientes oncológicosna pandemia, podendo ser estimuladasentre esta população.

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Biografia do Autor

Sandra Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas (MS), Brasil. Mestre em Enfermagem.

Lucimeire Aparecida da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente de Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados

Luciana Regina Ferreira da Mata, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Aires Garcia dos Santos Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste. Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Adailson da Silva Moreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Psicólogo. Doutor em Psicologia. Docente dos cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

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Publicado
2023-04-11
Como Citar
Pinto, S., Silva, L. A. da, Mata, L. R. F. da, Santos Júnior, A. G. dos, Moreira, A. da S., & Dias Reis Pessalacia, J. (2023). Efeitos de intervenções lúdicas digitais em pacientes oncológicos na pandemia da covid-19: estudo quase-experimental. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.65892
Seção
Artigos originais