Pressão sobre o desempenho acadêmico e a afetividade negativa em graduandos de enfermagem

Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem, Desempenho acadêmico, Angústia Psicológica

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre pressão sentida por graduandos de enfermagem o estresse, ansiedade, desenvolvimento da sintomatologia depressiva e desempenho acadêmico. Método: trata-se de um estudo com delineamento transversal e correlacional. A amostra compreendeu um total de 121 alunos de graduação em enfermagem e análises descritivas a partir da média e do desvio padrão dos dados. Resultados: O estresse grave teve destaque apenas na primeira série e o extremamente severo destacou-se na primeira e na terceira série. Índices de ansiedade graves na segunda e na terceira série e classificou como extremamente severo na primeira série. A depressão teve destaque de gravidade na terceira série e na primeira série a extremamente severa foi revelada na segunda série. As variáveis elencadas que revelaram maior correlação foram nos critérios que se relacionam com o erro na prática, como insegurança, práticas laboratoriais, práticas de campo e prova prática. Fatores que se associam com a insegurança como a inferioridade e práticas laboratoriais também tiveram importância. Somado a isso, o comprometimento da saúde mental, pela falta de vida social com a sobrecarga na graduação e ansiedade para o primeiro emprego revelaram significância. Conclusão: o presente estudo revelou que há relação entre o sentir-se pressionado na universidade com o estresse, ansiedade, desenvolvimento da sintomatologia depressiva e desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Marcos Hirata Soares, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil. 

Fernanda Pâmela Machado, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Brasil. 

Vanessa Albano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda de Enfermagem na UEL, Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado
2024-11-21
Como Citar
Soares, M. H., Machado, F. P., & Albano, V. (2024). Pressão sobre o desempenho acadêmico e a afetividade negativa em graduandos de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.67355
Seção
Artigos originais