<b>A evolução do ensino de enfermagem no brasil: uma revisão histórica</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.6967
Palavras-chave:
História da Enfermagem, Ensino, Enfermagem.
Resumo
No Brasil, o ensino da enfermagem tem sido historicamente marcado pela constante implementação de mudanças curriculares nos cursos de graduação e discussões de propostas pedagógicas, passando por várias fases de desenvolvimento ao longo dos anos. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica e documental realizada através da análise de artigos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e DEDALUS, internet e livros da área. Constatou-se que na maioria das mudanças curriculares no ensino de enfermagem no Brasil houve a predominância do modelo médico-hospitalar. Esse modelo centra a formação do enfermeiro no curativismo e na assistência hospitalar, seguindo o mercado de trabalho específico de cada época, situação que se busca superar com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem. Atualmente a formação do enfermeiro brasileiro vivencia processos inovadores, com base nas tendências expressas pelas políticas brasileiras de educação e saúde.Downloads
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Publicado
2011-10-27
Como Citar
Silveira, C. A., & Paiva, S. M. A. (2011). <b>A evolução do ensino de enfermagem no brasil: uma revisão histórica</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.6967. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(1), 176-183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i1.6967
Edição
Seção
Artigos de revisão