Saúde ambiental e mudanças climáticas na formação de estudantes de enfermagem: aprendizagem pela gamificação

Palavras-chave: Mudanças climáticas, Saúde ambiental, Educação em Saúde Ambiental, Estudantes de Enfermagem, Gamificação

Resumo

Objetivo: analisar o uso da gamificação no processo de ensino-aprendizagem relacionado à saúde ambiental e mudanças climáticas na formação de estudantes de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, documental. O cenário foi programa de extensão universitária de uma universidade federal e uma organização não governamental, ambos da região Norte. As fontes utilizadas incluíram documentos de organizações internacionais e nacionais, além dos relatórios produzidos pelo próprio projeto. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2023 e julho de 2024. Resultados: foram identificadas três fases: investigação, na qual se verificaram documentos que embasaram teoricamente os estudantes; diagnóstico, na qual os estudantes de enfermagem aplicaram o diagnóstico prévio com base nas lacunas de conhecimento identificadas nos estudantes secundaristas; e gamificação, cuja gincana organizada em estações reflete a aplicação da metodologia gamificada. Considerações finais: a gamificação oferece um ambiente interativo e dinâmico que favorece o desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas e sociais, imprescindíveis para preparar os futuros profissionais de saúde para os desafios ambientais e de saúde pública e eficazes para formação interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Letícia Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem. Universidade Federal do Pará. Belém, Pará

Aysha Fernanda Costa Batista, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.

Micaeli dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.

Raíssa Moura de Almeida, Universidade Federal do Pará

Mestre. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.

Fernanda Teixeira Paes, Universidade Federal do Pará

Mestre. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.

Nadile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Socioambientais. Universidade Federal do Pará. Belém, Pará.

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Publicado
2025-12-14
Como Citar
Barbosa de Sousa, L., Fernanda Costa Batista, A., dos Santos Silva, M., Moura de Almeida, R., Teixeira Paes, F., & Costa de Castro, N. J. (2025). Saúde ambiental e mudanças climáticas na formação de estudantes de enfermagem: aprendizagem pela gamificação. Ciência, Cuidado E Saúde, 24(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v24i1.73904
Seção
Artigos originais