<b>Apoio social na inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais: a perspectiva dos professores</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i1.7769
Palavras-chave:
Apoio Social, Crianças portadoras de Deficiências, Educação Especial.
Resumo
Acredita-se que os prejuízos nos relacionamentos, bem como no acesso aos espaços sociais, possam ter seus efeitos minimizados por meio do apoio social, seja este emocional, de informação ou material. Considerando-se a realidade das crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs), as estratégias de inclusão ganham reforços na valorização dos elos informais e das relações proporcionadas pelas redes de apoio social. Objetivou-se investigar a percepção de professores que atuam junto a crianças com NEEs acerca do apoio social a eles fornecido que favoreça a inclusão dessas crianças em escolas regulares de ensino. Utilizou-se a abordagem qualitativa, juntamente com a entrevista semiestruturada como técnica de coleta dos dados aplicada a oito professores de escolas públicas do Município de Fortaleza - CE. Com os resultados, verificou-se que os informantes recebem minimamente os três tipos de apoio social. O apoio informativo foi referido como sendo provido por profissionais e instituições de saúde, enquanto os apoios emocional e material provêm da escola e da família, ou não foram referidos. Concluiu-se que, na realidade da criança com NEEs, a inclusão na escola regular, mais do que a adequação dos espaços físicos, requer esforços no sentido de mudanças que englobam a configuração das redes de apoio social.Downloads
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Publicado
2009-07-28
Como Citar
Mesquita, R. B. de, Collares, P. M., Landim, F. L. P., & Peixoto, A. C. R. (2009). <b>Apoio social na inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais: a perspectiva dos professores</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i1.7769. Ciência, Cuidado E Saúde, 8(1), 34-41. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i1.7769
Edição
Seção
Artigos originais