<b>Humanização do parto e a formação dos profissionais da saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8533
Palavras-chave:
Humanização do Parto, Educação Superior, Educação Continuada.
Resumo
O desenvolvimento do presente estudo, que objetiva identificar aspectos relativos à formação dos profissionais na atenção humanizada ao parto e nascimento, tem como principal objetivo resgatar a importância da inclusão dessa temática no processo de ensino e aprendizado das instituições de ensino superior e nos programas de educação permanente das instituições de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com levantamento bibliográfico realizado na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no mês de maio de 2009, através do descritor humanização do parto, sem delimitação do período de publicação. A partir da análise dos estudos selecionados foram elencadas as seguintes categorias: “A formação acadêmica e a proposta de humanização do parto e nascimento”; e “Educação permanente: sensibilizando os profissionais da saúde à humanização do parto e nascimento”. Nos resultados constatou-se a predominância do modelo biomédico de atenção à saúde, a desconsideração do ser humano numa perspectiva holística, a carência da abordagem dos aspectos que envolvem a humanização no âmbito acadêmico, a insensibilidade e o despreparo dos profissionais da saúde, os quais se constituem desafios para a atenção humanizada ao parto e nascimento.Downloads
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Publicado
2011-10-27
Como Citar
Busanello, J., Kerber, N. P. da C., Fernandes, G. F. M., Zacarias, C. C., Cappellaro, J., & da Silva, M. E. (2011). <b>Humanização do parto e a formação dos profissionais da saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8533. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(1), 169-175. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i1.8533
Edição
Seção
Artigos de revisão