<b> O conhecimento da pessoa idosa sobre seus direitos de acesso ao cuidado em saúde/Elderly knowledge about the access rights to health care<b>

  • Gilson Bitencourt Vieira Univesidade Federal de Santa Catarina.
  • Ângela Maria Alvarez Univesidade Federal de Santa Catarina.
  • Adnairdes Cabral de Sena Hospital Universitário - Univesidade Federal de Santa Catarina.
  • Maria Aparecida Ferreira Fagundes Hospital Universitário - Univesidade Federal de Santa Catarina.

Resumen

acesso aos serviços de saúde. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa convergente assistencial, que visa aproximar o processo de cuidar e a investigação em enfermagem. Participaram da pesquisa 30 pacientes com 60 anos ou mais, hospitalizados em duas unidades de um hospital do Sul do Brasil: uma clínica médica e outra de clínica cirúrgica. Os dados foram coletados através de perguntas semifechadas aplicadas durante a hospitalização dos idosos e organizados em quatro categorias: conhecimento sobre seus direitos; desconhecimento dos seus direitos; acesso aos serviços de saúde; e direito de ser bem tratado(a). A avaliação dos resultados foi feita por meio da modalidade de análise de conteúdo. A pesquisa constatou que o conhecimento dos idosos sobre seus direitos e cuidado com a saúde é superficial e desarticulado. Eles relataram ainda dificuldades de acesso aos serviços de saúde, principalmente para marcar consultas médicas com especialistas, conseguir exames e receber medicamentos. O estudo demonstrou que há a necessidade de gestores e profissionais da área gerarem ações estratégicas para assegurar os direitos dos idosos, bem como para oferecer informações e facilitar o acesso a esses serviços.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Gilson Bitencourt Vieira, Univesidade Federal de Santa Catarina.
Doutorando. Enfermeiro da Comissão de Infecção Hospitalar (CCIH), Hospital Universitário ( HU),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas (GESPI).
Ângela Maria Alvarez, Univesidade Federal de Santa Catarina.
Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem da UFSC. Membro do GESPI. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional.
Adnairdes Cabral de Sena, Hospital Universitário - Univesidade Federal de Santa Catarina.
Coordenadora de Enfermagem Cirúrgica do HU-UFSC Membro do GESPI – Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas.
Maria Aparecida Ferreira Fagundes, Hospital Universitário - Univesidade Federal de Santa Catarina.
Assistente Social do HU-UFSC. Especialista em projeto social. Membro do GESPI.
Publicado
2016-05-26
Cómo citar
Vieira, G. B., Alvarez, Ângela M., Sena, A. C. de, & Fagundes, M. A. F. (2016). <b> O conhecimento da pessoa idosa sobre seus direitos de acesso ao cuidado em saúde/Elderly knowledge about the access rights to health care<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(4), 1528 - 1536. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i4.28291
Sección
Articulo originale