Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014)

  • Ana Paula Squinelo UFMS
Palavras-chave: Concepções Historiográficas, Guerra do Paraguai, PNLD 2014

Resumo

Apresento resultados parciais do Projeto de Pesquisa A Memória como produtora da História: ensino, currículo e manuais didáticos no Brasil e no Paraguai (1864-2014); a análise tem como objeto as Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2014, e como referencial teórico e metodológico os escritos de Alain Choppin; como eixo norteador os conteúdos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870) e as questões concernentes às Concepções Historiográficas sobre essa temática; como objeto e fonte mediadora das questões citadas dialogo com duas Coleções Didáticas: Projeto Radix: História de Claudio Vicentino (Scipione) e História, Sociedade & Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (FTD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Squinelo, UFMS
Doutora em História Social pela USP, São Paulo/SP. Professora do curso de História da UFMS, Campo Grande/MS, Brasil.
Publicado
2016-10-08
Como Citar
Squinelo, A. P. (2016). Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014). Dialogos, 19(3), 1121-1139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33733
Seção
Mesa Redonda