Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014)

  • Ana Paula Squinelo UFMS

Résumé

Apresento resultados parciais do Projeto de Pesquisa A Memória como produtora da História: ensino, currículo e manuais didáticos no Brasil e no Paraguai (1864-2014); a análise tem como objeto as Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2014, e como referencial teórico e metodológico os escritos de Alain Choppin; como eixo norteador os conteúdos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870) e as questões concernentes às Concepções Historiográficas sobre essa temática; como objeto e fonte mediadora das questões citadas dialogo com duas Coleções Didáticas: Projeto Radix: História de Claudio Vicentino (Scipione) e História, Sociedade & Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (FTD).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Paula Squinelo, UFMS
Doutora em História Social pela USP, São Paulo/SP. Professora do curso de História da UFMS, Campo Grande/MS, Brasil.
Publiée
2016-10-08
Comment citer
Squinelo, A. P. (2016). Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014). Dialogos, 19(3), 1121-1139. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33733
Rubrique
Mesa Redonda