Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica

  • Geyso Dongley Germinari UNICENTRO, CAMPUS IRATI
Palavras-chave: Ideias de Jovens; História; Educação Histórica

Resumo

Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises  nas  estratégias  de  aprendizagem  histórica  em  contextos  de escolarização,  tendo  como  pressuposto  que  a  intervenção  na  qualidade  da Diálogos aprendizagem  requer  o  conhecimento  sistemático  das  ideias  históricas  dos estudantes  e  professores.  Nessa  perspectiva,  o  artigo  apresenta  resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento histórico de jovens de escolas da região centro­oeste do Estado do Paraná”, desenvolvido no Programa de Pós­Graduação em  Educação,  da  Universidade  Estadual  do  Centro ­Oeste  (UNICENTRO), campus  Irati­ PR.  A  análise  dos  resultados  indicam  que  a  ideais  dos  jovens priorizam a compreensão da História como à totalidade das ações humanas no tempo e no espaço.

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Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, UNICENTRO, CAMPUS IRATI
Doutor  em  Educação  pela  Universidade  Federal  do  Paraná  (UFPR).  Professor Adjunto do Departamento de História (DEHIS/I) da Universidade Estadual do Centro­Oeste, campus Irati (UNICENTRO/I), na mesma instituição é professor dos Programas de Mestrado em Educação e Mestrado em História, também vicechefe do Departamento de História e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS).
Publicado
2016-09-01
Como Citar
Germinari, G. D. (2016). Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica. Dialogos, 20(3), 188-200. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34156