Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica

  • Geyso Dongley Germinari UNICENTRO, CAMPUS IRATI

Résumé

Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises  nas  estratégias  de  aprendizagem  histórica  em  contextos  de escolarização,  tendo  como  pressuposto  que  a  intervenção  na  qualidade  da Diálogos aprendizagem  requer  o  conhecimento  sistemático  das  ideias  históricas  dos estudantes  e  professores.  Nessa  perspectiva,  o  artigo  apresenta  resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento histórico de jovens de escolas da região centro­oeste do Estado do Paraná”, desenvolvido no Programa de Pós­Graduação em  Educação,  da  Universidade  Estadual  do  Centro ­Oeste  (UNICENTRO), campus  Irati­ PR.  A  análise  dos  resultados  indicam  que  a  ideais  dos  jovens priorizam a compreensão da História como à totalidade das ações humanas no tempo e no espaço.

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Biographie de l'auteur

Geyso Dongley Germinari, UNICENTRO, CAMPUS IRATI
Doutor  em  Educação  pela  Universidade  Federal  do  Paraná  (UFPR).  Professor Adjunto do Departamento de História (DEHIS/I) da Universidade Estadual do Centro­Oeste, campus Irati (UNICENTRO/I), na mesma instituição é professor dos Programas de Mestrado em Educação e Mestrado em História, também vicechefe do Departamento de História e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS).
Publiée
2016-09-01
Comment citer
Germinari, G. D. (2016). Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica. Dialogos, 20(3), 188-200. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34156