O maior projeto em prol de Mato Grosso: uma análise da revista Brasil-Oeste (1956-1967)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal fazer um estudo sistemático da revista Brasil-Oeste, mensário que foi publicado entre janeiro de 1956 e agosto de 1967, que circulou em nível nacional, mas que tinha por finalidade fazer reportagens e artigos que evidenciassem as riquezas e potencialidades do Estado de Mato Grosso. Para isso, sua linha editorial procurava mostrar as maravilhas da região, com temas especialmente voltados para a agropecuária, com o intuito de atrair possíveis investidores. Por outro lado, levando em consideração que as conjunturas eram favoráveis para a industrialização do país na década de 1950, o grupo dirigente da Brasil-Oeste reclamava frente ao poder público, um plano concreto que acelerasse o desenvolvimento de Mato Grosso. Na direção e no comando da revista estava o jornalista mineiro Fausto Vieira de Campos, que exerceu importante papel na divulgação do Estado para o restante do Brasil, através do seu empreendimento editorial. Assim, analisa-se um tema que naquele período, foi muito debatido na esfera política mato-grossense, qual seja, a colonização da região, pois era necessário povoar Mato Grosso para engendrar o seu desenvolvimento. Foi necessário o uso de uma metodologia que entenda a imprensa como uma força ativa da história, para isso utilizam-se diversos estudiosos que se dedicaram a esta modalidade de fonte. Teoricamente este trabalho está amparado, sobretudo nas discussões efetuadas pelo historiador Roger Chartier em relação às representações, permitindo o estudo dos grupos envolvidos num determinado período da história. Demonstrou-se nesta dissertação que havia uma consonância de ideias entre o grupo que estava envolvido no projeto editorial da revista Brasil-Oeste com determinados grupos políticos, especialmente em relação ao ideal de progresso e colonização no Estado de Mato Grosso.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).