Estado, nação e região na obra de Arthur Cézar Ferreira Reis

  • Sidney da Silva Lobato
Palavras-chave: Historiografia, Amazônia, Estado-Nação

Resumo

Enquanto a fase ensaísta da historiografia se encerrou no Sudeste na década de 1960, no Norte esta fase se prolongaria até a década de 1970. Na Amazônia, desde o início da década de 1930 ganharam destaque os estudos produzidos pelo historiador Arthur Cézar Ferreira Reis. Autor de dezenas de livros, Reis chamava a atenção para a importância de uma ação estatal desenvolvimentista para a região amazônica. Em consonância com os escritores do chamado pensamento nacionalista autoritário, aquele historiador amazonense contribuiu para o fortalecimento de uma tradição que permanentemente se renova: pensar a nação brasileira como um ente carente da ação civilizadora do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney da Silva Lobato
Doutorando em História Social na USP, sob a orientação da Prof. Dra. Maria Odila Leite da Silva Dias (o e-mail para contato é: lobato.sidney@yahoo.com.br).
Publicado
2017-04-16
Como Citar
Lobato, S. da S. (2017). Estado, nação e região na obra de Arthur Cézar Ferreira Reis. Dialogos, 13(3), 625 - 642. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36722
Seção
Artigos