Estado, nação e região na obra de Arthur Cézar Ferreira Reis

  • Sidney da Silva Lobato

Résumé

Enquanto a fase ensaísta da historiografia se encerrou no Sudeste na década de 1960, no Norte esta fase se prolongaria até a década de 1970. Na Amazônia, desde o início da década de 1930 ganharam destaque os estudos produzidos pelo historiador Arthur Cézar Ferreira Reis. Autor de dezenas de livros, Reis chamava a atenção para a importância de uma ação estatal desenvolvimentista para a região amazônica. Em consonância com os escritores do chamado pensamento nacionalista autoritário, aquele historiador amazonense contribuiu para o fortalecimento de uma tradição que permanentemente se renova: pensar a nação brasileira como um ente carente da ação civilizadora do Estado.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Sidney da Silva Lobato
Doutorando em História Social na USP, sob a orientação da Prof. Dra. Maria Odila Leite da Silva Dias (o e-mail para contato é: lobato.sidney@yahoo.com.br).
Publiée
2017-04-16
Comment citer
Lobato, S. da S. (2017). Estado, nação e região na obra de Arthur Cézar Ferreira Reis. Dialogos, 13(3), 625 - 642. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36722
Rubrique
Artigos