Olhar cotidiano sobre a política: a eleição presidencial de 1989 e a eleição municipal de 2000 em Maringá
Resumo
Tese defendida em 24 de junho de 2003 no Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC/SP, sob a orientação da profa. Dra. Heloisa de Faria Cruz. Esta pesquisa nasceu das nossas inquietações para entender o voto popular na eleição presidencial brasileira de 1989. Em outras palavras, pretendíamos saber como votavam as pessoas pobres e com baixo grau de escolaridade, que não faziam parte de nenhum partido, organização, sindicato ou militância política. Também estávamos interessados em saber qual lógica, ou não-lógica, orientava esses homens e mulheres no momento de dar o seu voto para um determinado candidato. Posteriormente, à medida que avançamos no estudo dessa temática, sentimos a necessidade de situá-la em uma perspectiva mais abrangente, que implicava conhecer melhor a percepção dos sujeitos da pesquisa. Por esta razão, a nossa problemática acabou por transcender a questão do voto propriamente dito e objetivou conhecer o significado da política – dentro dos valores culturais dos eleitores - para as pessoas que não utilizam a linguagem do campo político profissional para se expressar, e nem sempre se baseiam nas suas categorias ou conceitos no momento de se relacionar com a chamada arte de governar.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).