Olhar cotidiano sobre a política: a eleição presidencial de 1989 e a eleição municipal de 2000 em Maringá

  • Luiz Miguel do Nascimento Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Endereço residencial: Rua Marechal Deodoro, 328/501. CEP: 87030-020. Fone: (xx44) 226 9454.

Abstract

Tese defendida em 24 de junho de 2003 no Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC/SP, sob a orientação da profa. Dra. Heloisa de Faria Cruz. Esta pesquisa nasceu das nossas inquietações para entender o voto popular na eleição presidencial brasileira de 1989. Em outras palavras, pretendíamos saber como votavam as pessoas pobres e com baixo grau de escolaridade, que não faziam parte de nenhum partido, organização, sindicato ou militância política. Também estávamos interessados em saber qual lógica, ou não-lógica, orientava esses homens e mulheres no momento de dar o seu voto para um determinado candidato. Posteriormente, à medida que avançamos no estudo dessa temática, sentimos a necessidade de situá-la em uma perspectiva mais abrangente, que implicava conhecer melhor a percepção dos sujeitos da pesquisa. Por esta razão, a nossa problemática acabou por transcender a questão do voto propriamente dito e objetivou conhecer o significado da política – dentro dos valores culturais dos eleitores - para as pessoas que não utilizam a linguagem do campo político profissional para se expressar, e nem sempre se baseiam nas suas categorias ou conceitos no momento de se relacionar com a chamada arte de governar.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Veröffentlicht
2017-06-30
Zitationsvorschlag
Nascimento, L. M. do. (2017). Olhar cotidiano sobre a política: a eleição presidencial de 1989 e a eleição municipal de 2000 em Maringá. Dialogos, 7(1), 297 - 301. Abgerufen von https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/37926
Rubrik
Resumo de Teses