Victor, Rogério Lustosa. O integralismo nas águas do Lete: história, memória e esquecimento. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2005. 160 p.

  • João Fábio Bertonha Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Integralismo

Resumo

A problemática da memória e as suas múltiplas abordagens têm se tornado um tema recorrente na produção da História nas últimas décadas. A historiografia que aborda o movimento integralista não foge desse novo enfoque, tendo sido produzidos, nos últimos anos, vários trabalhos para analisar tanto a forma como os militantes da Ação Integralista (novos e velhos) interpretam e reelaboram seu próprio passado, quanto a maneira como outros agentes políticos e sociais interpretavam o movimento dos camisas-verdes. Trabalhando nessa seara, o jovem pesquisador Rogério Lustosa Victor apresenta uma importante colaboração ao tema. No livro ora resenhado, o qual foi apresentado inicialmente como dissertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás em 2004 e publicado no ano seguinte, a questão da memória integralista é trabalhada nos mais diferentes ângulos, sendo oferecidas importantes reflexões ao estudioso do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Fábio Bertonha, Universidade Estadual de Maringá
Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2018-01-20
Como Citar
Bertonha, J. F. (2018). Victor, Rogério Lustosa. O integralismo nas águas do Lete: história, memória e esquecimento. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2005. 160 p. Dialogos, 10(2), 191 - 195. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41349
Seção
Resenhas