Victor, Rogério Lustosa. O integralismo nas águas do Lete: história, memória e esquecimento. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2005. 160 p.

  • João Fábio Bertonha Universidade Estadual de Maringá

Resumen

A problemática da memória e as suas múltiplas abordagens têm se tornado um tema recorrente na produção da História nas últimas décadas. A historiografia que aborda o movimento integralista não foge desse novo enfoque, tendo sido produzidos, nos últimos anos, vários trabalhos para analisar tanto a forma como os militantes da Ação Integralista (novos e velhos) interpretam e reelaboram seu próprio passado, quanto a maneira como outros agentes políticos e sociais interpretavam o movimento dos camisas-verdes. Trabalhando nessa seara, o jovem pesquisador Rogério Lustosa Victor apresenta uma importante colaboração ao tema. No livro ora resenhado, o qual foi apresentado inicialmente como dissertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás em 2004 e publicado no ano seguinte, a questão da memória integralista é trabalhada nos mais diferentes ângulos, sendo oferecidas importantes reflexões ao estudioso do tema.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

João Fábio Bertonha, Universidade Estadual de Maringá
Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2018-01-20
Cómo citar
Bertonha, J. F. (2018). Victor, Rogério Lustosa. O integralismo nas águas do Lete: história, memória e esquecimento. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2005. 160 p. Dialogos, 10(2), 191 - 195. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41349
Sección
Comentarios