A natureza da classificação dos seres vivos na Grécia antiga

  • Verônica Klepka Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
  • Maria Julia Corazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Platão, Aristóteles, Seres vivos, Classificação.

Resumo

Na História da Biologia, as classificações efetuadas por Platão e Aristóteles aos seres vivos são consideradas marcos metodológicos. Objetivando compreender em que medida essas classificações poderiam ser consideradas métodos construídos pelos filósofos gregos para o estudo dos seres vivos, conforme lhes denomina historicamente a literatura biológica, foram consultadas as obras platônicas, Timeu e O Político, e as aristotélicas, Partes dos Animais e História dos Animais. Buscou-se demarcar nestas obras como e para que empregaram a classificação no que diz respeito aos seres vivos. Ao final, trazemos argumentos para explicar porque as classificações gregas não devem ser consideradas métodos na Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Klepka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM) Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo- Área Ciências da Natureza (UFTM)
Maria Julia Corazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Departamento de Biologia. Área: Ensino de Ciências e Biologia.
Publicado
2018-09-27
Como Citar
Klepka, V., & Corazza, M. J. (2018). A natureza da classificação dos seres vivos na Grécia antiga. Dialogos, 22(2), 202-224. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41453