A natureza da classificação dos seres vivos na Grécia antiga

  • Verônica Klepka Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
  • Maria Julia Corazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Abstract

Na História da Biologia, as classificações efetuadas por Platão e Aristóteles aos seres vivos são consideradas marcos metodológicos. Objetivando compreender em que medida essas classificações poderiam ser consideradas métodos construídos pelos filósofos gregos para o estudo dos seres vivos, conforme lhes denomina historicamente a literatura biológica, foram consultadas as obras platônicas, Timeu e O Político, e as aristotélicas, Partes dos Animais e História dos Animais. Buscou-se demarcar nestas obras como e para que empregaram a classificação no que diz respeito aos seres vivos. Ao final, trazemos argumentos para explicar porque as classificações gregas não devem ser consideradas métodos na Biologia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Verônica Klepka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM) Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo- Área Ciências da Natureza (UFTM)
Maria Julia Corazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Departamento de Biologia. Área: Ensino de Ciências e Biologia.
Pubblicato
2018-09-27
Come citare
Klepka, V., & Corazza, M. J. (2018). A natureza da classificação dos seres vivos na Grécia antiga. Dialogos, 22(2), 202-224. Recuperato da https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41453