Paisagens de arrozais: discursos de (i)migrantes sobre o cultivo do arroz em Joinville (SC)

  • Alanna Fernandes Duarte Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Mariluci Neis Carelli Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Roberta Barros Meira Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Palavras-chave: Paisagem, patrimônio cultural, arrozais

Resumo

Este artigo objetiva analisar discursos produzidos sobre práticas do cultivo do arroz na paisagem de Joinville (SC). Paisagens do arroz podem ser consideradas como expressão do trabalho dos homens sobre a terra; elas modificam a natureza e representam identidades culturais de diferentes grupos ao longo do tempo. Em Joinville, discursos sobre os arrozais têm sido relacionados à memória italiana e repercutido pelos processos migratórios de rizicultores no século XX, no bairro Vila Nova. Contudo, em diálogo com fontes históricas, podem ser reconhecidas práticas e paisagens de cultivo do arroz em Joinville desde o século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alanna Fernandes Duarte, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Licenciada e Bacharel em História na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestrado pela Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Sustentabilidade. Possui experiências de ensino e pesquisa em História e Patrimônio, com ênfase nos estudos da Paisagem, Migrações, Patrimônio Cultural, Arqueológico e Ambiental.
Mariluci Neis Carelli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Bacharel em Serviço Social (1985), mestre em Sociologia Política (1992) e Doutora em Engenharia da Produção (2004), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em gestão universitária, foi Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Coordenadora de Pesquisa e Extensão na Universidade da Região de Joinville. Nesta Universidade é docente titular nos cursos graduação e pós-graduação, atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Realiza estudos na área de cultura e sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio ambiental cultural e paisagens culturais.
Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas.
Publicado
2019-10-15
Como Citar
Duarte, A. F., Carelli, M. N., & Meira, R. B. (2019). Paisagens de arrozais: discursos de (i)migrantes sobre o cultivo do arroz em Joinville (SC). Dialogos, 23(3), 259-282. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i3.45066