Quinze anos no Brasil. A trajetória brasileira do violinista e compositor português Francisco de Sá Noronha (1838-1853).

Palavras-chave: História, música, teatro, diálogos culturais, século XIX.

Resumo

Há, pelo menos, duas décadas, os estudos sobre a música e teatro oitocentistas no Brasil voltaram-se para abordagens que priorizam as trocas, diálogos, transferências e apropriações entre espaços, indivíduos, práticas e universos sociais e culturais como escala de observação. Este artigo alinha-se a esta vertente e tem como objetivo lançar alguma luz sobre os quinze anos passados no Brasil pelo compositor e violinista português Francisco de Sá Noronha, período bem pouco conhecido da sua vida. Nele defendemos a hipótese de que estes anos tiveram importância significativa para transformar Sá Noronha num mediador cultural nos dois lados do Atlântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Martins de Souza, Universidade Estadual de Londrina, (UEL), Londrina-PR, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Santa Úrsula (1976), mestrado (1996) e doutorado (2000) em História pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutoramento pela Universidade Federal Fuminense (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Londrina onde ministra cursos para graduação em História do Brasil Colônia e Império e História da África e Cultura Afro Brasileira; disciplinas no Mestrado em História Social; desenvolve projetos de pesquisa voltados para a cultura no Rio de Janeiro do século XI e orienta trabalhos nos cursos de mestrado, especialização e graduação.Tem especialização na área de História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, música,política, literatura e teatro fluminenses do século XIX. É pesquisadora associada à Sociedade de Estudos do Oitocentos ( CEO/PRONEX - UFF) desde 2005 e à Brazilian Studies Associatiom (2013); ex avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) desde 2006; realizou pesquisa de Pós-Doutoramento junto à Universidade Federal Fluminense(2007-2009) ; na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014-2015) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2018)

Referências

Fontes

A Aurora (RJ), 1851.

A Marmota na Corte (RJ), 1849, 1858.

A Época (PA), 1859.

Almanak Laemmert. Administrativo, Mercantil e Industrial. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1851, 1852, 1853.

ASSIS, José Bento D`Araújo, Biografia da atriz Luiza Leopoldina Fialho. Lisboa: Lallemant Frères, 1881.

Correio das Modas (RJ), 1839, 1849.

Correio Mercantil (RJ), 1849, 1858, 1859, 1863.

Descrição da festa comemorativa do Tricentenário de Camões celebrada no dia 11 de junho de 1880 pelo Re­tiro Literário Português. Rio de Janeiro: Tipografia de J. D. de Oliveira, 1880.

Diário de Notícias (RJ), 1885, 1886.

Diário do Rio de Janeiro (RJ), 1838, 1841, 1842, 1843, 1851, 1853, 1876, 1885.

Gazetinha (RJ), 1881.

Jornal das Senhoras (RJ), 1852, 1853.

Jornal do Commercio (RJ), 1838, 1839, 1840, 1844, 1845, 1848, 1849, 1854, 1857, 1858.

Minerva Braziliense (RJ), 1844.

Monitor Campista (RJ), 1840.

O Civilizador (PT), 1863.

O Occidente (PT), 1881.

O Riograndense (RS), 1850.

Periódico dos Pobres (RJ), 1851.

Registro de Exame Censório do Conservatório Dramático Brasileiro. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 1852, I-08,09,018.

Revue et Gazette Musicale de Paris (FR), 1836.

Ribaltas e Gambiarras (PT), 1881.

SOUSA BASTOS, Antônio de. Carteira do artista. Lisboa: Libânio da Silva, 1898.

SOUZA, Antônio Moutinho de. Questão Noronha ou coleção de todos os artigos publicados em diversos jornais acerca da questão que suscitou respeito ao mérito deste distinto violinista. Porto: J.L. de Souza, 1856.

Referências

AUGUSTO, Antônio J. A Questão Cavalier: música e sociedade no Império e na República (1846-1914). Rio de Janeiro: Folha Seca, 2010.

BASILE, Marcelo. Revolta e cidadania na Corte Imperial. Tempo, Niterói. vol. 11, n. 32, p. 11-32, 2007.

CASCUDO, Tereza. A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899). Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, n. 10, p.181-220, 2000.

CHARLE, Christopher. A gênese da sociedade do espetáculo. Teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CYMBRON, Luisa. Francisco de Sá Noronha e L`Arco di Sant`Anna: Para o estudo da ópera em Portugal (1860-1870). Trabalho apresentado para Prova de Habilitação. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1990.

FARIA, João Roberto (org.). O Espelho/Machado de Assis. Campinas: UNICAMP, 2009.

GODOY, Rodrigo Camargo de. Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861). São Paulo: EDUSP, 2016.

GOMES. Ângela de Castro. Intelectuais mediadores. Práticas culturais e ações políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GONÇALVES, Isabel M.D.N. A música teatral na Lisboa de Oitocentos: uma abordagem através da obra de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1892). Tese de doutoramento. Universidade Nova de Lisboa, 2012.

HARPER, Nancy Lee. Portuguese piano music. An introduction and annotated bibliogrhafy. Maryland: Scarecrow Press, 2013.

MAGALDI, Cristina. Concert life in Rio de Janeiro (1837-1900). Los Angeles: University of California,1994, p. 8.

RONDINELLI, Bruna. Lágrimas e Mitos: Traduções e apropriações do melodrama francês no Brasil (1830-1910). Tese de doutoramento, Universidade Estadual de Campinas, 2017.

ROZEAUX, Sébastien. Presença da “colônia portuguesa” na paisagem cultural e midiática do Rio de Janeiro: o Grêmio Literário Português e o Retiro Literário Português (1855-1885). Topoi, Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, pp. 490-513, jul-dez 2016.

SCOTT, Ana Silvia Volpi. Uma história de despedidas: a emigração portuguesa para o Brasil (1822-1910). Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 27, p. 29-56, abril de 2000.

VIEIRA, Ernesto. Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses. Lisboa: Tipografia Matos Moreira de Pinheiro, 1900, vol. II.

Publicado
2021-11-21
Como Citar
Martins de Souza, S. (2021). Quinze anos no Brasil. A trajetória brasileira do violinista e compositor português Francisco de Sá Noronha (1838-1853). Dialogos, 25(3), 269-290. https://doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.54430