Cultura clandestina, cultura de exílio e imagens subversivas no ocaso ditatorial português.

Palavras-chave: Imagens subversivas; cultura clandestina; cultura de exílio; anticolonialismo; antifascismo; censura e repressão políticas

Resumo

 A partir da abordagem dum conjunto representativo de imagens, este texto interpela os nexos entre repressão e censura políticas e culturas clandestina e de exílio no ocaso do “Estado Novo” português (anos 1960 a 1974), buscando evidenciar estas culturas como fuga libertária das primeiras. Demonstra-se ainda que a cultura clandestina se vinculou a grupos independentistas e de exilados, daí a ênfase em temas como o antifascismo, o anticolonialismo e o anti-imperialismo. Tais teses são comprovadas através da análise documental de exemplos de distintas proveniências, suportes (filmes, fotografias, cartazes, etc.), propósitos e redes institucionais e baseando-se na verificação crítica de estudos e de documentação dum conjunto alargado de entidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Melo, CHAM - Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Daniel Melo (Brussels, 1970), graduated in History and master in Contemporary History from Universidade Nova de Lisboa (NOVA), holds a PhD in Modern and Contemporary History from ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2003). He has carried out postdoctoral research at the Institute of Social Sciences (UL) and since 2008 he has been a postdoctoral and contracted researcher at NOVA. His research focuses two main axes: history of reading, libraries, books and publishing; and history of voluntary associations. Currently he carries out a research on cultural rights, policies and legacies related to the book in the 20th century Atlantic World.

Referências

ADRESSE des cinéastes ayant fait des films pour le P.A.I.G.C. S. l., jan. 1970. 1 folha dactilografada e manuscrita. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04315.007.006. Acesso em: 19 out. 2021.

ALMEIDA, Vanessa de. Mulheres da clandestinidade. Lisboa: Edições Parsifal, 2017.

ANTÓNIO, Lauro. Cinema e censura em Portugal. Lisboa: Editora Arcádia, 1978.

BEBIANO, Rui. A resistência interna à Guerra colonial. História, Lisboa, n. 51, III série, p. 40-47, dez. 2002.

BRANTS, Kees. Broadcasting and politics in the Netherlands: From pillar to post. In: KUHN, Raymond (ed.). Broadcasting and politics in western Europe. S. l.: Taylor & Francis e-Library, 2005, p. 103-21. E-book. Disponível em: http://epdf.pub/broadcasting-and-politics-in-western-europe-west-european-politics.html. Acesso em: 18 out. 2021.

BRIEUX, Jean-Jacques. La Tricontinentale, Politique Étrangère, Paris, v. 31, n. 1, p. 19-43, 1966. DOI 10.3406/polit.1966.2227. Acesso em: 20 out. 2021.

CAMPINO, Joaquim. Histórias clandestinas. Lisboa: Edições "Avante!", 1990.

CARDINA, Miguel. A politização do meio estudantil coimbrão durante o marcelismo. 2005. Tese (Mestrado em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2005.

CARDINA, Miguel. A deserção à Guerra colonial: história, memória e política. Revista de História das Ideias, Coimbra, n. 38, p. 181-204, 2020. DOI 0000-0001-5428-457X.

CARREIRO, Teresa. Viver numa república de estudantes de Coimbra. Porto: Campo das Letras, 2004.

CLÍMACO, Cristina. Republicanos, anarquistas e comunistas no exílio (1927-1936). Lisboa: Edições Colibri, 2017.

CLÍMACO, Cristina. O Salto, jornal dos trabalhadores portugueses emigrados. In: AEP61. Sem Fronteiras [website], Lisboa, 23 fev. 2021. Disponível em: http://aep61-74.org/index.php/2021/02/23/dossie-ice-o-salto-jornal-dos-trabalhadores-portugueses-emigrados/. Acesso em: 18 out. 2021.

CLUBE DOS JOVENS TRABALHADORES PORTUGUESES DE PARIS. O Salto e a cultura popular. Angola 1961. 2.ª sessão. Paris: O Salto, 1971. 40 f. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05787.007. Acesso em: 18 out. 2021.

COMITÉ DE APOIO AOS DESERTORES PORTUGUESES. Manifesto dos soldados portugueses. S. l.: Edição As Armas do Povo, 1972. 39 f.

CORBINEAU, Alain (1969), Portugal 2, Service d'information cinématographique de l'UNEF e Mairie de Saint-Denis, 9 mn. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=josSp22sMOs. Acesso em: 18 out. 2021.

CORDEIRO, José Manuel Lopes. A imprensa clandestina e do exílio no período 1926-1974. Braga: Conselho Cultural da Universidade do Minho, 2014.

CORDEIRO, José Manuel Lopes. A polémica sobre a deserção durante a Guerra colonial. In: FERREIRA, Ana Sofia; MADEIRA, João; CASANELLAS, Pau (coord.). Violência política no século XX. Lisboa: IHC, p. 209-222, 2017.

CRUZEIRO, Celso. Coimbra, 1969. Porto: Edições Afrontamento, 1989.

CRUZEIRO, Maria Manuela; BEBIANO Rui (org.). Anos inquietos. Porto: Edições Afrontamento, 2006.

CUNHA, Adelino. Os comunistas portugueses no exílio (1960-1974). 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Lisboa et al., Lisboa, 2015.

DIAS, Inês Cordeiro da Silva. Film and politics in the lusophone world (1960s-1970s). 2016. Tese (Doutorado em Hispanic Languages and Literatures) – University of California Los Angeles, Los Angeles, 2016.

[ENVIO de livro esgotado. Crítica ao filme Sambizanga] [Correspondência]. Destinatário: Mário Pinto de Andrade. S. l., s. d. 1 folha de carta. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=07559.005.002. Acesso em: 18 out. 2021.

FERREIRA, Marta Leite. As fotos da crise académica de 1969, a luta das "capas negras". Observador, Lisboa, s.p. 24 mar. 2016. 1 artigo complementado por 55 reproduções fotográficas. Disponível em: http://observador.pt/2016/03/24/crise-1969-as-imagens-luta-capas-negras-estudantes/. Acesso em: 18 out. 2021.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade?. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (orgs.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 79-115, 1992.

[FOLHETO a anunciar a projecção pública, em Paris, do documentário “O Salto”, a 16/11/1968]. S. l., s. d. 1 folha dactilografada. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09702.011.001. Acesso em: 18 out. 2021.

FREIRE, João. Anarquistas e operários: ideologia, ofício e práticas sociais. Porto: Edições Afrontamento, 1992.

FREIRE, João. Les anarchistes au Portugal. Paris: Éditions CNT, 2002.

FREITAS, Gina de. A força ignorada das companheiras. S. l.: Plátano Editora, [1975].

FRIAS, Aníbal. Politique et esthétique, la caricature comme mode d’expression de la contestation étudiante: la crise académica de 1969. Latitudes. Cahiers Lusophones, Paris, n. 21, p. 38-44, 2004a.

FRIAS, Aníbal. A "arte" da contestação na Academia de Coimbra nos anos 60: desenhos, caricaturas, praxe. In: APS. Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia. Braga: s. n., p. 1-14, 2004b. Disponível em: http://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR4614da22be6fb_1.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

GETINO, Octavio; SOLANAS, Fernando. Toward a Third Cinema. Tricontinental, La Habana, n. 14, p. 107-132, out. 1969. Disponível em:

https://ufsinfronteradotcom.files.wordpress.com/2011/05/toward-a-third-cinema-getino-y-solanas-tricontinental-1969.pdf Acesso em: 20 out. 2021.

GONÇALVES, Jonuel. Franco atiradores: clandestinidade e informalidade nos combates democráticos em Angola (Abril de 1958-Abril de 2017). Lisboa: Guerra & Paz, 2017.

GORJÃO, Vanda. Mulheres em tempos sombrios. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

GUERRA, Paula. E nada mais foi como dantes: fragmentos contraculturais e seus estilhaços no pós-Abril de 1974 em Portugal. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF, v. 13, n. 1, p. 195-214, jun. 2018.

HONÓRIO, Cecília. Mulheres contra a ditadura – MUD Juvenil, 1946-1957, Lisboa: Bertrand, 2014.

IL CONTINENTE nero attende ancora. Direção: Rinaldo De Nicola. Produção: Ufficio Cinema do PCI. Texto e consultoria: Romano Ledda. Roma: PCI, 1973. 1 vídeo (55 mn.). Disponível em: http://youtu.be/fMKr5i4HJZU. Acesso em: 18 out. 2021.

JEAN-JEAN. [Correspondência]. Destinatário: Mário Pinto de Andrade. Brazaville, 2 jan. 1974. 1 carta dactilografada, 2 f. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04311.002.022. Acesso em: 25 out. 2021.

LANÇA, Marta. Sarah Maldoror e o cinema africano. In: Buala [website], Lisboa, 13 abr. 2020. Disponível em: http://www.buala.org/pt/afroscreen/sarah-maldoror-e-o-cinema-africano. Acesso em: 18 out. 2021.

LOPES, Rui, BARROS, Víctor. Amílcar Cabral and the Liberation of Guinea-Bissau and Cape Verde: International, Transnational, and Global Dimensions. The International History Review, Londres, v. 42, n. 6, p. 1230-1237, 2020, DOI 10.1080/07075332.2019.1703118. Acesso em: 18 out. 2021.

MALDOROR, Sarah. [Correspondência]. Destinatário: Mário Pinto de Andrade. St. Denis, 23 ago. 1971. 1 carta com 4 f. manuscritas (anexando outra carta e recortes de imprensa). Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04333.001.011. Acesso em: 20 out. 2021.

MARQUES, A. H. de Oliveira. A literatura clandestina em Portugal, 1926-1932. Lisboa: Fragmentos, 1990, v. 2.

MARTINS, Susana. O exílio português no Marrocos independente: dinâmicas e protagonistas, Revista de História das Ideias, Coimbra, n. 38, p. 243-267, 2020.

MASCARENHAS, João Mário (coord.). Coimbra 69. Lisboa: Biblioteca-Museu República e Resistência, 1999.

MAUÉS, Flamarion. Livros que tomam partido: edição e revolução em Portugal, 1968-1980. Lisboa: Edições Parsifal, 2019.

MEDEIROS, Fernando. Genèse et projet des Cadernos de Circunstância. In: SILVA, Pedro Alcântara da; SILVA, Filipe Carreira da (org.). Ciências sociais: vocação e profissão. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, p. 207-229, 2013.

MELO, Daniel. The contribution of Lusophone publishing in the autonomy of the periphery: exile, diaspora, anti-colonialism and national literature in Africa. In: Modernity, frontiers and revolutions. Leiden: Taylor & Francis Group, p. 407-14, 2018.

MELO, Daniel. Do intelectual exilado: o legado humanístico de Jaime Cortesão. Revista de História das Ideias, Coimbra, n. 38, p. 55-77, 2020a. DOI 10.14195/2183-8925_38_3. Acesso em: 18 out. 2021.

MELO, Daniel. Capitais ibéricas da resistência antiditatorial e anticolonialista: redes e cumplicidades no mundo da edição nos anos 1960-70. Catalonia, Paris, v. 27, p. 115-28, 2020b. Disponível em: https://novaresearch.unl.pt/en/publications/capitais-ib%C3%A9ricas-da-resist%C3%AAncia-antiditatorial-e-anticolonialist?msclkid=568ca48ca53711ecba61bfb719acb1fb. Acesso em: 18 out. 2021.

MÉMOIRE VIVE. Christian de Chalonge, O Salto, 1967. In: MÉMOIRE VIVE, Mémoire Vive Memória Viva [website], 2014. Disponível em: http://www.memoria-viva.fr/christian-de-chalonge-o-salto-1967/. Acesso em: 18 out. 2021.

MORAIS, Ana Bela. La censura cinematográfica en España y en Portugal: una primera aproximación. In: FORNIÉS, José Francisco; NUMHAUSER, Paulina (ed.). Escrituras silenciadas. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, p. 61-66, 2013.

MORAIS, Ana Bela. A censura aos filmes ibero-americanos na governação de Marcello Caetano. In: LÓPEZ, Magdalena, et al. (org.). Literaturas e culturas em Portugal e na América hispânica. Lisboa: CEC-FLUL e Húmus, p. 147-55, 2014.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: questões e debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42, 2003. DOI 10.5380/his.v38i0.2713. Acesso em: 18 out. 2021.

NOGUEIRA, Cristina Alexandra Marques. De militantes a clandestinos: práticas e processos de formação na clandestinidade comunista (1940-1974). 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2009.

OLIVEIRA, César de. Os anos decisivos. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

OLIVEIRA, Pedro Aires. Generous Albion? Portuguese anti-Salazarists in the United Kingdom, c. 1960–74. Portuguese Studies, Londres, v. 27, n. 2, p. 175-207, 2011.

PAIGC. [11ème anniversaire des massacres de Pijiguiti]. [Argélia], [1970]. 1 cartão de convite impresso. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04320.005.022. Acesso em: 20 out. 2021.

PAULO, Heloísa. Exílio: uma história em três dimensões. História, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 50-65, 2014.

PAULO, Heloísa et al. Migrações e exílios no mundo contemporâneo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. E-book. Disponível em: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/106/266/433-1. Acesso em: 18 out. 2021.

PEREIRA, Aristides. [Exposição de fotografias e estreia do filme]. Destinatário: Lourenço (Gomes). Dakar, 12 fev. 1965. 1 carta dact. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04618.083.022. Acesso em: 18 out. 2021.

PEREIRA, José Pacheco. A sombra: estudo sobre a clandestinidade comunista. Lisboa: Gradiva, 1993.

PEREIRA, José Pacheco. As armas de papel: publicações periódicas clandestinas e do exílio ligadas a movimentos radicais de esquerda cultural e política (1963-1974). Lisboa: Temas e Debates, 2013.

PEREIRA, Victor. L’engagement des exilés politiques portugais en France de 1958 à 1974. Latitudes, Paris, n. 11, p. 11-17, mai. 2001.

PIMENTEL, Irene. História da oposição à ditadura. Porto: Figueirinhas, 2013.

PORTELA, Luís; RODRIGUES, Edgar. Na inquisição de Salazar. Rio de Janeiro: Editôra Germinal, 1957.

PORTOGALLO paese tranquillo. Direção: Joaquín Jordà. Produção: Ufficio Cinema PCI. Argumento: Joaquín Jordà e Carlos Durán. Roma: Fondazione AAMOD, 1969. 1 vídeo (36 mn.). Disponível em: http://patrimonio.aamod.it/aamod-web/film/detail/IL8300001748/22/portogallo-paese-tranquillo.html?startPage=0&idFondo&multiSearch=true. Acesso em: 18 out. 2021.

PORTUGAL 2. Direção: Alain Corbineau. Produção: UNEF e Mairie de Saint-Denis. Música: Luís Cília. Paris: UNEF, 1969. 1 vídeo (8:27 mn.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=josSp22sMOs. Acesso em: 18 out. 2021.

PROENÇA, Maria Cândida (org.). Maio de 1968: 30 anos depois. Lisboa: Colibri, 1999.

RAMOS, Fernando. Un cine leído. Cultura cinematográfica, censura y especulaciones en la España de la década de los sesenta. Journal of Spanish Cultural Studies, Londres, v. 18, n. 3, p. 239-253, 2017. DOI 10.1080/14636204.2017.1335507.

RELATO de sessão anticolonial realizada a 7.7.68 em Aubervilliers. S. l. 10 jul. 1968. 2 folhas dactilografadas. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09617.004.006. Acesso em: 18 out. 2021.

RIBEIRO, David W. A. Cartografia das relações. 2015. Tese (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

RODRIGUES, Edgar. A oposição libertária em Portugal, 1939-1947. Lisboa: Sementeira, 1982.

RODRIGUES, Inês Nascimento. Espectros de Batepá – memórias e narrativas do massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe. Porto: Edições Afrontamento, 2018.

L’OPPOSITION portugaise et le maquis de Guinée. Direção: Isidro Romero. Produção: RTF. Paris: RTF, 1969. 1 vídeo (28 mn). Disponível em: http://www.ina.fr/video/CAF93023747. Acesso em: 18 out. 2021.

SANTANA, Emídio. Memórias de um militante anarco-sindicalista: tempos de luta de adversidade e de esperança. Lisboa: Perspectivas & Realidades, 1987.

SANTOS, Pedro Neves de Carvalho. A intervenção da imagem: encanto e desencanto dos documentaristas da Revolução de Abril (1974-1980). 2006. Tese (Mestrado em Cultura e Comunicação) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2006.

SILVA, Douglas Mansur da. Intelectuais portugueses exilados no Brasil: formação e transferência cultural, século XX. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

SLUIS, G.v.d. Amilcar Cabral was in Nederland. De Internationale, orgaan van de Nederlandse sectie van de IVe Internationale, [Amsterdão], v. 8, mai. 1965. Disponível em: http://www.marxists.org/nederlands/tijdschriften/internationales/1965-mei-cabral.htm. Acesso em: 18 out. 2021.

SOARES, Mário. Cinema e Verdade. Texto manuscrito e dactilografado, 10 + 3 f. S. l., 1972. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=00007.002.001. Acesso em: 20 out. 2021.

SPICER, Andrew. Film studies and the turn to History. Journal of Contemporary History, Londres, v. 39, n. 1, p. 147–155, 2004. DOI 10.1177/0022009404039890. Acesso em: 20 out. 2021.

TARDE Anti-Colonial [de 7/7/1968]. [Paris], [1968]. 1 folha em forma de cartaz. Disponível em: http://www.casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09701.002.011. Acesso em: 18 out. 2021.

TELO. António. Emigração, exílio e democracia em Portugal. Exils et migrations ibériques au XXe siècle, Paris, n. 3-4, p. 159-171, 1997.

TUNETRADIO. Indielisboa mostrará quase todo o cinema de Sarah Maldoror. Tunetradio [website], s. l., 23 fev. 2021. Disponível em: http://www.tunetradio.com/2021/02/23/indielisboa-mostrara-quase-todo-o-cinema-de-sarah-maldoror/. Acesso em: 20 out. 2021.

UNION DES ÉTUDIANTS PORTUGAIS EN FRANCE. [Relato do Colóquio organizado pela UEPF sobre o filme "Le Sault"]. 1 folheto de 8 f. dacts., Paris, 1968. Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_150437. Acesso em: 18 out. 2021.

UNITELEFILM. Cinegiornale 3º canale nº 17: "Portogallo paese tranquillo". S. l.: s. n., 1969. 19 f. dactilografadas. Disponível em: http://image.archivioluce.com/dm_0/IL/luceAamod/allegati/830/000/1748/830.000.1748.0002.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

VENTURA, António. Memórias da resistência. Lisboa: Biblioteca-Museu República e Resistência, 2001.

VIEIRA, Patrícia; SERRA, Pedro (coord.). Imagens achadas: documentário, política e processos sociais em Portugal. Lisboa: Colibri, 2014.

WIGBOLD, H[erman]. [Correspondência]. Destinatário: Secrétariat Générale PAIGC. Hilversum, 16 jul. 1965. 1 carta dactilografada. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=04616.075.011. Acesso em: 25 out. 2021.

WIGBOLD, Herman. Holland, the shaky pillars of Hilversum. In: SMITH, A., Television and political life: studies in six European countries. Londres: Macmillan, p. 119-231, 1979.

Publicado
2022-04-12
Como Citar
Melo, D. (2022). Cultura clandestina, cultura de exílio e imagens subversivas no ocaso ditatorial português. Dialogos, 26(1), 7-30. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61309