Das Mónicas de Novas cartas portuguesas às Mónicas de Maria Teresa Horta.
Resumo
Denunciando a situação das mulheres nos anos setenta do século XX, Novas cartas portuguesas explora o mito do amor trabalhando e transfigurando a figura de Mariana Alcoforado. Contudo, para além dos seus diferentes desdobramentos em Marias, Anas e outras Marianas, a obra foca igualmente Mónica, que surge em oito dos seus textos. Também na sua obra Maria Teresa Horta apresenta duas Mónicas, nos contos “Calor” e “Mónica”, que são igualmente convocados, centrando-se esta reflexão numa comparação que pretende estabelecer uma relação entre este universo de Mónicas presente tanto na obra de tripla autoria como no universo hortiano.
Downloads
Referências
S/a. Absolvição para as Novas cartas portuguesas – juiz mandou em paz as três Marias de Cravo ao peito. In: Diário de Lisboa, p. 17, 8 maio de 1974.
ALMEIDA, São José. Um livro mais conhecido do que lido. In: Ípsilon, s/pág, 10 de novembro de 2010. (online, disponível em https://www.publico.pt/2010/11/10/culturaipsilon/noticia/um-livro-mais-conhecido-do-que-lido-269270, acesso a 12 de fevereiro de 2022).
AMARAL, Ana Luísa. Desconstruindo identidades: Ler Novas cartas portuguesas à luz da teoria queer. In: Cadernos de literatura comparada 3/ 4 – corpo e identidade(s). Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, p.77-91, 2001.
___. Mundo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2021.
AMARAL, Ana Luísa; FREITAS, Marinela (org). Novas cartas portuguesas: entre Portugal e o mundo. Lisboa: Dom Quixote, p.15-30, 2014.
AMARAL, Fernando Pinto do. Poemas escolhidos (1990-2007). Lisboa: Dom Quixote, 2009.
BARRENO, Maria Isabel; COSTA, Maria Velho da; HORTA, Maria Teresa. Novas cartas portuguesas. (Ed. anotada.org. Ana Luísa Amaral), Lisboa: Dom Quixote, 2010.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Lisboa: Antígona, 1988 [1957].
HORTA, Maria Teresa. Ambas as mãos sobre o corpo. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1985 [1970].
HORTA, Maria Teresa. Calor. In: Meninas. Lisboa: Dom Quixote, p.73-84, 2014.
HORTA, Maria Teresa. Anexo I – Entrevista com Maria Teresa Horta. Apud: OLIVEIRA, Andreia. ‘Secreto é o ruído dos corpos’: feminino e erotismo na poesia de Judith Teixeira, Maria Teresa Horta, Yolanda Morazzo e Paula Tavares. Tese de doutorado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, p. 325-332, 2021. Disponível em https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/96378, acesso a 15 de fevereiro de 2022.
HORTA, Maria Teresa. Maria Teresa Horta. Página oficial do Facebook. Disponível em https://www.facebook.com/Maria-Teresa-Horta-Página-Oficial-163002943815613/, acesso a 10/02/2022.
HORTA, Maria Teresa. Mónica. In: Antologia de contos. Lisboa: Dom Quixote, p.9-26, 2009.
HORTA, Maria Teresa. Mulheres de Abril. Lisboa: Caminho, 1977.
MARCUSE, Herbert. Eros & civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981 [1955].
MENDES, Ana Paula Coutinho. Katherine Vaz e a re-inscrição de Mariana Alcoforado na história literária. In: Estudos em homenagem a Margarida Losa, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p.293-308, 2006.
PAZ, Octavio. A chama dupla: amor e erotismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995 [1993].
Copyright (c) 2022 Diálogos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).