João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira: “cruising” no reino do não-dito.

Palavras-chave: identidade homossexual; Novo Estado Português; repressão; crusing; arte contemporânea.

Resumo

Centrando-se na exposição que João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira apresentaram em 2018 na Galeria Cristina Guerra (Lisboa), o presente artigo aborda as estratégias discursivas de repressão à identidade homossexual durante o período do Estado Novo. Analisando as obras exibidas e sua recepção crítica, recorremos à conceptualização foucaultiana em torno do panóptico e da estratégia arqueológica enquanto arquivo marginal (queer). À supressão oficial do termo “homossexual”, Vale e Ferreira respondem com a palavra inglesa “cruising”, a fim de podermos classificar um conjunto de práticas interditas que, em Portugal, ainda recentemente não podiam ser nomeadas.

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Biografia do Autor

Bruno Marques, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Bruno Marques is a Post-doctoral Fellow at the Institute of Art History, Faculty of Social Sciences and Humanities, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal, where he currently coordinates the research group "Photography and Film Studies". His research project, financed by FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, focuses on gender and sexual politics in Portuguese contemporary art (photography, film and performance) [RH/BPD/93234/2013]. Lecturer at FCSH/NOVA (Dept. of History of Art). Team member of the PhD program in Art Studies/FCSH/NOVA. Member of the Project “Printed Photography: Image and Propaganda in Portugal (1934-1974)” [PTDC/CPC-HAT/4533/2014], financed by FCT. Research Interests: Contemporary Art; Gender Studies and Sexual Politics in Photography, Film, and Performance; Body and Propaganda in New State in Portugal; Voyeurism and Surveillance; Privacy and Intimacy; Pornography and Eroticism; Identity and Portraiture.

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Publicado
2022-04-13
Como Citar
Marques, B. (2022). João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira: “cruising” no reino do não-dito. Dialogos, 26(1), 98-122. https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61956